• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Não há Sustentabilidade sem Empreendedorismo e Inovação Social – Reflexão após dez anos do Manual para Transformar o Mundo

Artigos

Não há Sustentabilidade sem Empreendedorismo e Inovação Social – Reflexão após dez anos do Manual para Transformar o Mundo

Link copiado

Partilhe este conteúdo

6 Abril, 2022 | 7 minutos de leitura

Os anos 90 foram os anos em que o empreendedorismo se afirmou como o motor principal de crescimento das Economias modernas, primeiro nos EUA com o impulso dado no Silicon Valley, e depois num movimento que se estendeu à Europa e a todo o Mundo. Mas nos anos 2000 nasceu a consciência clara de que o progresso da sociedade não poderia depender só da criação de novas empresas e mercados, mas teria de mobilizar a criatividade, talento e ação dos cidadãos que, preocupados com os problemas sociais e ambientais que viam à sua volta, se tornavam empreendedores sociais e alimentavam o progresso da sociedade com soluções inovadoras para problemas negligenciados. Algumas dessas soluções tornavam-se depois modelos comunitários sólidos, negócios sociais estabelecidos, plataformas abertas ou novas políticas públicas.

Em 2009 eu, na altura Professor de Empreendedorismo no INSEAD, e um grupo visionário de inovadores sociais portugueses, decidimos aprofundar este tema em Portugal, tendo criado o IES – Instituto de Empreendedorismo Social – a primeira Social Business School do Mundo, em parceria com o INSEAD e replicando em Portugal o ISEP – programa de liderança do INSEAD em Empreendedorismo Social. O IES, com esta rede de líderes, lançou nos anos seguintes em Portugal programas marcantes e únicos no Mundo como o MIES – Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social e o Laboratório de Investimento Social, inspiração para a criação posterior da iniciativa pública Portugal Inovação Social. Um desses programas marcantes foi o desenvolvimento dos Bootcamps de Empreendedorismo Social – 24 horas intensas de formação ao longo de dois dias para grupos de 24-36 participantes para desenvolver novas soluções que melhorassem o Mundo. O bootcamp foi um programa de enorme sucesso, tendo-se realizado mais de uma centena de edições que chegaram a milhares de participantes. A formação era dinâmica e inovadora, sistematizando o processo de empreendedorismo social em 10 passos muito concretos, com ferramentas claras, que ajudavam os empreendedores sociais a refletir, estruturar e passar à ação.

A equipa do IES sentiu depois necessidade de codificar todo o processo do bootcamp num manual que melhorasse a qualidade de cada nova edição do bootcamp e o processo de replicação. E houve depois a vontade de disseminar a abordagem do bootcamp, dando o manual ao Mundo para que qualquer pessoa pudesse seguir os passos e aprofundar a prática de empreendedorismo social. Com o apoio da Fundação Gulbenkian, esse primeiro manual criado há exatamente 10 anos, foi publicado em 2013 como Manual para Transformar o Mundo, o primeiro guia prático para empreendedores sociais. Dado o sucesso da 1.ª edição, lançámos em 2016 a 2.ª edição em versão Portuguesa e Inglesa, ambas esgotadas nos anos seguintes. Atualmente, os manuais estão disponíveis gratuitamente no site do IES – https://www.ies-sbs.org/pt/conhecimento/.

No Manual para Transformar o Mundo, estes foram os dez passos codificados do processo de empreendedorismo social:

CAPÍTULO 1. EMPREENDEDOR: perceber a motivação e posicionamento do(a) empreendedor social

CAPÍTULO 2. PROBLEMA: dar uma ferramenta para encontrar e analisar os problemas mais importantes e negligenciados da sociedade

CAPÍTULO 3. VALOR: conceber a proposta de valor a ser oferecida aos principais destinatários

CAPÍTULO 4. SOLUÇÃO: desenhar a solução concreta que entrega essa proposta de valor, com as diferentes atividades e parcerias

CAPÍTULO 5. SUSTENTABILIDADE: explorar a forma como a geração de receitas e a poupança de custos torna a solução economicamente viável

CAPÍTULO 6. IMPACTO: medir e reportar o impacto gerado em termos da criação de valor para a sociedade

CAPÍTULO 7. INTEGRAÇÃO: sistematizar as aprendizagens num plano de ação concreto

CAPÍTULO 8. PILOTO: perceber como validar a solução em pequena escala de forma exequível

CAPÍTULO 9. VIABILIZAÇÃO: saber como mobilizar os recursos necessários para tornar a solução uma realidade

CAPÍTULO 10. COMUNICAÇÃO: saber fazer um pitch memorável e credível da solução para entusiasmar parceiros e financiadores

Esta estrutura, passo a passo, e as ferramentas de análise associadas a cada um deles, dava aos empreendedores sociais uma confiança acrescida para sistematizar os seus projetos e os fazer avançar através da ação empreendedora.

Dez anos passaram e se hoje eu e os meus coautores (João Cotter Salvado, Carlos Azevedo e Isabel Lopo de Carvalho) fossemos publicar a 3.ª edição do Manual para Transformar o Mundo, o que melhoraríamos?

De facto muitas coisas, pois felizmente o ecossistema e a prática de inovação e empreendedorismo social avançaram muito nos últimos anos, em Portugal e no Mundo.

Assim seria fundamental aprofundar os seguintes temas:

  • Processos de Experimentação: Desenvolver processos de formulação e validação de hipóteses e aprendizagem no terreno, mesmo durante a fase de desenvolvimento conceptual. Ou seja, orientar a ação do empreendedor social para a abordagem do Lean Entrepreneurship, em que o protótipo ou piloto se desenvolvem nas fases iniciais do processo do empreendimento numa lógica de aprendizagem iterativa em ciclos rápidos.
  • Perspetiva Sistémica: Embeber no processo de empreendedorismo social ferramentas que permitam uma análise do contexto mais amplo em que o problema social se insere (como por exemplo stakeholder analysis e mapeamento sistémico durante a fase de análise do problema), de forma a que a inovação social mais cedo se torne fonte de mudança.
  • Inovação no Modelo de Negócio: Aprofundar a modelação do negócio social, potenciando as diferentes formas de gerar receitas de entre as tipologias existentes no terreno, para dar aos empreendedores sociais um menu mais claro de opções que podem selecionar ou recombinar. Olhar também para o papel da tecnologia e dos modelos digitais, incluindo as plataformas abertas que são altamente escaláveis se bem desenhadas.
  • Estratégia de Parcerias: Aprofundar os modelos e oportunidades para parcerias estratégicas com ferramentas de identificação e alinhamento com parceiros-chave, sendo que atualmente praticamente todos os projetos envolvem modelos de parceria, muitas vezes intersetoriais com empresas ou entidades públicas.
  • Medição e Monitorização de Impacto: Complementar a teoria da mudança com um modelo de níveis de evidência de impacto disponíveis para definir passos concretos de avaliação de potencial de impacto, de acordo com o ponto de partida da iniciativa. Desenvolver também de forma mais clara o processo de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais só apareceram a partir de 2015, mas que se estão a assumir como um referencial de alinhamento para o impacto.

E terminaríamos o novo manual salientando um ponto que estava presente no manual anterior, mas que se deve sempre reforçar. Se queremos um sistema económico mais sustentável e circular, e uma sociedade mais inclusiva e próspera, não podemos confiar apenas no papel dos Mercados e dos Governos. Temos de dinamizar essa grande força que é a energia mobilizadora e criadora dos cidadãos, os quais, estando próximos dos problemas e inseridos nas comunidades, desenvolvem soluções altamente inovadoras e criativas para problemas sociais negligenciados que os Governos não se apercebem e os Mercados falham em resolver.

Essa é a força e essência do movimento de inovação e empreendedorismo social, e a importância de ter um ecossistema de apoio e financiamento aos empreendedores sociais. Esta é uma área em que atualmente Portugal dá cartas na Europa e é considerado um caso de sucesso. Há que continuar o trabalho de dinamizar a inovação social em prol do progresso contínuo da sociedade para mais inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Este artigo foi publicado na edição de primavera da revista Líder
Subscreva a Líder AQUI.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Team Coaching: a resposta para liderar em tempos de disrupção e complexidade

Ler artigo

Gestão da mudança para uma implementação de IA bem-sucedida

Ler artigo

A resiliência não se treina em Excel: o que sustenta as organizações quando tudo muda  

Ler artigo

Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Leadership

Out 10, 2025

Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

Ler Artigo

Leadership

Out 10, 2025

Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

Ler Artigo

Leading Life

Out 10, 2025

PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever