O Instagram vai proibir sorteios?

Nas últimas semanas têm sido vários os debates nas redes sociais a dizer que o Instagram vai proibir sorteios. De acordo com alguns especialistas em Marketing Digital, o Instagram já começou a proibir giveaways na sua plataforma, apagando os sorteios/giveaways/passatempos ou até mesmo bloqueando as páginas dos autores que os lançaram.

As redes sociais – e a internet no geral – são um espaço para aprendermos com os entendidos que partilham conteúdo educativo e útil. Contudo, qualquer pessoa pode publicar o que quiser sem ter bem a noção daquilo que diz. É o que está a acontecer com este tema, que não passa de um mito.

Afinal, o que se tem passado com os sorteios no Instagram?

Efetivamente têm surgido algumas problemáticas associadas a sorteios no Instagram. Alguns influencers viram os seus giveaways apagados pelo próprio Instagram. Outros chegaram a ter as suas contas bloqueadas ou apagadas. Geralmente são contas com milhares de seguidores ou com prémios muito aliciantes, como iPhones e afins.

Quando se criam sorteios, giveaways ou passatempos no Instagram, abrimos a porta a um grande número de utilizadores que não nos conhecia… mas também a contas falsas, clonadas e a esquemas. Sim, nos últimos meses temos assistido cada vez mais a esquemas fraudulentos para roubar contas e, neste caso, surgem através dos giveaways.

O mais comum são as contas “clone”. Um haker cria uma conta com um username praticamente igual, com a mesma foto de perfil mas, na biografia, para além de usar o teu nome/nome da tua marca, refere que é a página oficial para apurar o vencedor do sorteio, com um link que as pessoas devem clicar (isso já vi acontecer aqui em Portugal a pelo menos duas clientes, com muitos seguidores).

Quando os seguidores começam a denunciar, o Instagram, que trabalha com inteligência artificial, acaba por apagar/ bloquear e, muitas vezes, pode bloquear ou apagar a publicação ou conta original ( que poderá, ou não, ser reposta).

Por outro lado, se lançares um giveaway, ou sorteio, ou passatempo, em que os participantes tenham que deixar-te um like na publicação, comentá-la ou passar a seguir-te e se, até então, praticamente não tinhas interação nenhuma, o algoritmo do Instagram poderá achar estranho e bloquear-te. Porquê? Porque o excesso de interação nas contas, que fuja àquilo a que o utilizador costuma fazer, dá ao Instagram a ideia de que aquilo que estás a fazer é uma automação. Ou seja, que compraste sistemas de automação ou que compraste likes/ comentários/ seguidores. E, portanto, bloqueia-te.

Contudo…

Não, o Instagram não está a proibir sorteios. Não, o Instagram não está a proibir giveaways. Não, o Instagram não está a proibir passatempos.

Chamem-lhe o que lhe chamarem, pelo menos por enquanto não há nenhuma notícia oficial por parte do Instagram que o confirme. Bem pelo contrário, no site oficial do Instagram existe precisamente uma publicação que explica quais os passos a dar para fazer sorteios no Instagram, aquilo a que chamam de “promoções” que passo a citar:

  1. Se utiliza o Instagram para comunicar ou gerir uma promoção (ex.: um concurso ou uma aposta), é responsável pelo funcionamento legal dessa promoção, incluindo:
    1. 1.As regras oficiais;
    1. 2.Os termos da oferta e os requisitos de elegibilidade (por ex.: idade e restrições de residência); e
    1. 3.A conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prémios oferecidos (por ex.: o registo e a obtenção das aprovações regulamentares necessárias).
  2. Não pode identificar incorretamente conteúdo ou incentivar os utilizadores a fazê-lo (por ex.: não incentives pessoas a identificarem-se em fotos nas quais não aparecem).
  3. As promoções no Instagram devem incluir:
    3.1. Uma autorização completa do Instagram por cada entrada ou participante.
    3.2.O reconhecimento de que a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Instagram.
  4. Não o ajudamos na administração da promoção, nem podemos aconselhar sobre se é necessário o consentimento para utilizar o conteúdo do utilizador nem quanto à obtenção de eventuais consentimentos necessários.
  5. A utilização do nosso serviço para gerir a sua promoção é por sua conta e risco.

Os sorteios são a melhor forma de ganhar seguidores no Instagram?

Não sou de extremos nem entro nas modas de dizer que os sorteios são a pior coisa do mundo, só porque vejo outras pessoas a dizê-lo. Não acho que os sorteios sejam a pior estratégia que existe – apenas é uma estratégia que tem de ser usada com cautela e com consciência. Não só pelos motivos enumerados, mas porque pode atrair público que não é qualificado. E já escrevi antes sobre como fazer sorteios no Instagram.

Existem muitos “papa-sorteios” que participam em tudo e mais alguma coisa, porque só querem coisas de borla. Essas pessoas nunca vão interagir com o conteúdo, nem vão comprar os produtos/ serviços. Assim que anunciar o vencedor do sorteio, vão sair da página. Pela experiência que tenho com sorteios, cerca de 30% dos seguidores que ganhei nos sorteios, perdi-os assim que anunciei os vencedores. Mas a restante percentagem ficou porque, graças ao sorteio, ficou a conhecer o conteúdo e gostou.


Texto de Bárbara Bação, Consultoria para Influenciadores Digitais e Empreendedores & Responsável de Comunicação na APF – Associação Portuguesa de Franchising

Artigos Relacionados: