Foi num sábado ao meio-dia, brindados pelo excelente tempo – que se fez com céu aberto e muito sol – que fomos conhecer a empresa que quer aproximar as pessoas do Mar através dos seus eventos: Seaventy. Uma ideia do SEO (smile executive officer), Bernardo Castro, que até agora tem sabido aproveitar as ondas e levar o seu projeto a bom porto. Entrámos no Barco Évora, um dos mais utilizados, remodelado por dentro, todo revestido a madeira e com dois andares: em cima, um grande espaço aberto, que permite uma vista deslumbrante sobre o Tejo, e em baixo, um piso fechado, com portas para o exterior, cozinha e duas amplas salas, mas também com muitas janelas que permitem a luz entrar e aproveitar o sol.
A missão é clara: desenvolver a Economia do Mar e aproximar as pessoas do mesmo. No leme, há sem dúvida uma paixão enorme que conduz esta viagem que começou há quatro anos e que se pretende prolongar por mais 20, com projetos ambiciosos de conquista de outros mares. Esta paixão, que é aliás contagiante, tem uma clara influência familiar, nomeadamente da parte do pai de Bernardo, um homem que, também apaixonado pelo mar, teve um enorme impacto no desenvolvimento deste setor. E como “filho de peixe sabe nadar”, o SEO da Seaventy tomou contacto com o mundo náutico e dos barcos desde cedo, ao qual soube aliar a experiência que tinha vindo a desenvolver na área dos eventos. Este projeto conta também com a colaboração da mulher de Bernardo, Rita, que está encarregue do departamento financeiro, com o contributo do irmão Samuel, que tem vindo a desenvolver a área tecnológica, assim como com o apoio e presença de um outro sócio, Miguel, e de uma equipa composta neste momento por sete membros.
O nome da empresa é em si um tributo ao mar, sendo a junção das palavras “sea” e “seventy”, uma vez que 70% do planeta Terra e do nosso corpo são compostos por água. Cada vez mais, as empresas são comparadas a organismos vivos e também aqui foi usada a analogia com o ser humano, seja na sua composição, seja no seu funcionamento. O corpo humano precisa dos vários órgãos a funcionar bem e em sintonia para poder ser saudável. Bernardo funciona como o cérebro da empresa e outras pessoas assumem papéis igualmente importantes como o do coração e dos pulmões, o que leva ao sucesso da empresa como um todo. O que distingue a Seaventy de outras empresas no mesmo ramo é, sem dúvida, a equipa por trás, escolhida criteriosamente tendo por base dois fatores essenciais: o bom coração e o bom senso. Bernardo diz que, em média, demora seis meses a contratar alguém. Não que haja um processo de recrutamento constante durante este tempo, mas há claramente uma preparação, um processo de conhecer o outro e saber quais os seus objetivos e capacidades. Desta forma, quando apresenta uma proposta a alguém, fá-lo já com um conhecimento muito maior do candidato e das suas características, sendo mais fácil integrá-lo na cultura empresarial. Isto permite-lhe ter uma equipa mais pequena, mas com elementos extremamente valiosos, a quem consegue delegar um grande número de tarefas. A delegação é importante pois permite um maior foco naquilo que realmente importa. O SEO é pai de quatro filhas e, sem dúvida alguma, a família vem sempre em primeiro lugar. Assim sendo, “o trabalho nunca deve ser um fim em si mesmo”, mas antes um meio que permita alcançar os verdadeiros fins. Este é outro critério de seleção: os colaboradores da Seaventy devem partilhar desta visão e encarar a vida laboral nesta perspetiva. Bernardo acrescenta, ainda, sobre os seus colaboradores, que os mesmos devem ter um grande sentido de autodisciplina: “Gosto sempre de pessoas que já tiveram de fazer uma dieta radical, ou que passaram por algo na vida que as obrigou a um grande rigor e autocontrolo”. São estas as pessoas que o SEO considera mais equilibradas e adequadas para embarcarem no seu projeto. São elas que fazem a diferença no contacto com o cliente e nos procedimentos que garantem uma experiência de elevada qualidade. No fundo, são elas o elemento diferenciador na base do sucesso exponencial deste projeto.
A Seaventy, enquanto empresa que organiza eventos no e ligados ao mar, tem o seu foco principal no mundo corporate: 80% dos eventos estão ligados ao setor empresarial, sejam almoços de negócios, reuniões de equipa ou ações de team building. Os restantes 20% correspondem a experiências particulares, sejam passeios românticos ou festas de aniversário, como foi o caso neste sábado.
Responder às diferentes necessidades é um desafio, sendo que, por vezes, é necessário organizar estas iniciativas para grupos muito grandes. Aqui entra a criatividade e a capacidade de continuar a desenvolver iniciativas que respondam ao fim desejado de quem procura o serviço e que, ao mesmo tempo, reúnam condições que permitam a sua realização. Desde regatas, a construções com Lego, passando por caças ao tesouro nas margens do Rio Tejo, há sempre uma solução inovadora, seja qual for o objetivo pretendido. Perante esta realidade, Bernardo afirma: “Trabalho numa empresa espetacular!”, com um sorriso na cara que deixa transparecer a sua verdadeira admiração e dedicação à empresa, ao cliente, aos colaboradores e à Economia do Mar.
Para o futuro há muitos projetos, mas aquele com maior destaque é o progresso tecnológico que passa pelo desenvolvimento de uma plataforma chamada “Seamply”, que pretende agilizar a relação entre empresas ou particulares que pretendam realizar eventos e o mundo náutico. Desta forma, espera-se conseguir aproximar mais pessoas do mar, realizar mais eventos e dinamizar mais esta economia. Para além da conquista de outros mares, Bernardo afirma, também, querer que a sua empresa funcione como incubadora e ajude outras ideias a desenvolverem-se. Para isso, tem noção de que precisa ter conhecimentos e experiências demonstrados e comprovados. “A minha vontade é sempre adquirir novas competências”, afirma recorrentemente durante o seu discurso.
A designação SEO (smile executive officer) foi também abordada na conversa, mais uma vez com muito humor e boa disposição, fazendo jus ao cargo. Ficámos a saber que o nome nasce de um certo desprezo pelos formalismos normalmente adotados pelas empresas, com os quais este SEO não se identifica. “Acho um bocado estranho quando empresas pequenas, com apenas alguns colaboradores, têm CEO’s e CFO’s”, diz-nos Bernardo, que considera não achar que façam sentido tais nomenclaturas numa empresa como a Seaventy, que afirma ser “altamente informal”. Conta-nos ainda como outras empresas, perante esta inovação da Seaventy, fizeram também algumas alterações, nomeadamente nas assinaturas do e-mail. Bernardo costuma despedir-se com “Saudações Náuticas”, em troca das quais tem recebido outras saudações igualmente criativas por parte de alguns clientes.
Seguindo as pisadas do pai, Bernardo quer, acima de tudo, criar um impacto positivo naquilo que se propuser a fazer, e também neste exemplo conseguimos ver como as suas ações impactam as pessoas que com ele se cruzam. Quando pedimos ao SEO que nos falasse de um evento mais marcante, obtivemos muitas respostas: desde um príncipe da Arábia Saudita que tinha uma série de excentricidades que deviam ser respeitadas e cumpridas ao pormenor, passando por festas de revistas ou canais de televisão que contaram com a presença de inúmeros famosos, até eventos que pareciam impossíveis de concretizar, fosse pelos prazos ou pelo número de pessoas, mas que no final correram lindamente. Mas os eventos de que Bernardo mais gosta são aqueles que faz gratuitamente com e para crianças hospitalizadas. Apesar de, normalmente, preferir passar mais despercebido – não faz questão de aparecer nos eventos em si, assumindo um papel muito mais ativo na sua idealização e planeamento –, nestes casos, o SEO gosta de estar presente e de partilhar este momento tão especial com os mais novos.
Um claro exemplo de uma empresa inovadora, a Seaventy é, sem dúvida, uma inspiração para todos aqueles que têm uma grande paixão e que aspiram a transformá-la numa ideia de negócio, impactante, que dinamize um determinado setor, utilizando para isso políticas de liderança pelo exemplo, ao mesmo tempo que agregadoras e envolventes dos seus colaboradores. É uma herança e um legado, uma organização e uma família, a conjugação de vontades individuais e esforços coletivos que se unem entre terra e mar, rasgando horizontes e dando continuação a uma tradição tão portuguesa: a de conquistar.
Por: Madalena Ferreira