• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Perspetivas 2026: o mercado global de obrigações está a mudar e exige uma gestão ativa

      As mulheres chegam ao comando e o país sobe no ranking europeu

      Portugal em modo defesa: poder de compra cai mais do que no resto do mundo

      Progressão profissional das mulheres aumenta graças a rede de apoio e promoção de carreiras

      Jose Cabrera é o novo Chief Financial Officer (CFO) da makro Portugal

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Perspetivas 2026: o mercado global de obrigações está a mudar e exige uma gestão ativa

      As mulheres chegam ao comando e o país sobe no ranking europeu

      Portugal em modo defesa: poder de compra cai mais do que no resto do mundo

      Progressão profissional das mulheres aumenta graças a rede de apoio e promoção de carreiras

      Jose Cabrera é o novo Chief Financial Officer (CFO) da makro Portugal

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email. Subscrever
Home Artigos Leading People Academia Wevolution: uma aposta na aprendizagem contínua

Leading People

Academia Wevolution: uma aposta na aprendizagem contínua

Link copiado

Partilhe este conteúdo

3 Junho, 2024 | 5 minutos de leitura

Para que a vida não pare é o mote e o propósito na base da Academia Wevolution, um centro de conhecimento e aprendizagem da Fidelidade Portugal, lançado no início de 2020 e assente na plataforma Cornerstone. A implementação do LMS (Learning Management System) foi feita pelo ISQe, em conjunto com as equipas internas de Formação e IT da Fidelidade. 

Uma vez definidos os princípios orientadores e a estrutura e modelo de governance da Academia, selecionar uma plataforma que potenciasse um modelo de aprendizagem contínuo, flexível e modular foi a prioridade. 

Este centro tem como objetivo expor as nossas pessoas a novas abordagens e tendências, capacitando-as com novas metodologias de trabalho e ajudando a difundir uma cultura centrada no cliente e assente no propósito da Fidelidade. Optar por uma plataforma digital agregadora, permitiu, desde logo, apostar numa oferta de conteúdos digitais, disponíveis 24/7. 

A decisão de basearmos a Academia num Cornerstone permitiu, desde o início, oferecer uma experiência mais personalizada, onde cada um pode consultar, a qualquer momento, o catálogo de formações que tem disponíveis para si, bem como o seu histórico de formação. 

O acesso via PC ou telemóvel oferece a capacidade de integrar na mesma plataforma múltiplos tipos de conteúdos, permitindo criar uma experiência de aprendizagem mais flexível ao aceder, por exemplo, no caminho casa-trabalho a pequenos vídeos ou e-learnings e construindo percursos formativos de forma continuada. 

Tendo em vista a expansão da plataforma, e a utilização da mesma no Grupo, que conta com cerca de 3600 colaboradores e é composto por nove empresas, a Fidelidade tem vindo a desenvolver projetos de implementação em diferentes geografias e realidades, entre Espanha, França, Cabo Verde, Moçambique e Angola. 

A Academia Wevolution está, por isso, ao serviço de todos os colaboradores do Grupo Fidelidade e assenta em três dimensões nucleares: auto-aprendizagem, aprendizagem contínua e transformação. Se antes da criação da Academia, a maioria dos programas de formação era entregue no formato síncrono e presencial, com a pandemia houve uma conversão total para o formato remoto. O formato atual mantém as vantagens da adoção dos formatos digitais com o regresso das sessões presenciais, criando uma maior diversidade nos formatos de entrega de formação. 

 

Implementação e desafios  

Os principais desafios na implementação da plataforma passaram pela customização da mesma às necessidades específicas do Grupo, de modo a conseguir um modelo que privilegiasse a experiência de formação pelas suas pessoas. Colocar as pessoas no centro do processo de aprendizagem implicou igualmente um trabalho contínuo em estratégias de engagement, de modo a garantir e reforçar a adoção das mesmas aos conteúdos e programas de formação. 

A Academia Wevolution assenta no desenvolvimento de programas e formações nas seguintes áreas e competências: Inicial/ Onboarding, Liderança (competências de gestão e liderança), Saber Fazer (competências operacionais/ funcionais), Foco no Cliente (competências comerciais), Cultura e Desenvolvimento Pessoal (competências comportamentais) e Inovação (competências de inovação, digitais e mudança). 

No último ano, houve evolução em dois temas centrais de aprendizagem para o conceito de Escolas. A Escola de Liderança, onde se concentram no desenvolvimento contínuo das lideranças, e a Escola Digital, o ponto central da capacitação de competências digitais na organização. 

 

Resultados obtidos e objetivos  

No Grupo Fidelidade, a aprendizagem funciona como uma peça integrada na experiência das suas pessoas. Desde a Atração e Recrutamento, ao momento em que fazem o seu Onboarding e em toda a viagem de Crescimento e Desenvolvimento.  

A missão da Academia é contribuir e promover o desenvolvimento, a adequação e valorização profissional dos colaboradores do Grupo, assegurando a qualificação necessária para o exercício da função, bem como apoiar na preparação e adequação às transformações tecnológicas e de negócio decorrentes. A Academia também desempenha um papel central nos processos de mobilidade interna, potenciando a qualificação e capacitação de quem abraça novos desafios em funções diferentes, acelerando a sua integração e proficiência nas novas equipas. 

Nos últimos anos tem-se verificado um crescimento continuado no número de horas de formação. Houve um acréscimo de 51% nos últimos três anos, refletindo, por um lado, uma maior oferta de conteúdos disponibilizados (mais de oito mil em diferentes formatos) e, por outro, uma maior participação dos colaboradores em ações de formação.  

Para os próximos anos, a estratégia passa por consolidar a oferta de formação com a criação de Escolas dedicadas, mantendo a disponibilidade de conteúdos e a flexibilidade no acesso aos mesmos. Além do reforço do catálogo, a aposta de aprendizagem passa pela maior aposta em dinâmicas de aprendizagem aplicada, executadas on-the-job, assim como em mecanismos de aprendizagem social, com em recurso a comunidades de prática, mentores e partilha de conhecimento. 

 

Este artigo foi publicado na edição de verão da revista Líder com o tema de capa A Grande Questão: Verdadeiro ou Falso?. Subscreva a Líder aqui.

Frederico Contreiras,
Talent & Development Manager da Fidelidade Portugal

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading People

Out 27, 2025

O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

Ler Artigo

Artigos

Ago 22, 2025

A energia que nos torna humanos

Ler Artigo

Artigos

Jul 10, 2025

Liderar com a pele toda

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.