Com o final do ano letivo, milhares de alunos acabaram os seus cursos e é natural que surjam muitas dúvidas. Continuar a estudar ou começar a trabalhar? Devo fazer uma pausa? Fico em Portugal ou arrisco o estrangeiro?
Conheça as recomendações sobre o que fazer após o fim de uma licenciatura, partilhadas pelo Doutor Finanças.
1. O saber não ocupa lugar
Há quem tenha a certeza que o percurso escolar ainda não terminou, enquanto outros consideram que está na hora de dar início a outra fase da vida e deixar a de estudante para trás.
É importante ponderar se a futura profissão requer um grau de especialização mais elevado, se é possível comportar os custos de uma pós-graduação ou mestrado e quais as competências que serão de facto adquiridas. Qualquer curso requer tempo e vontade de aprender, pelo que é importante ponderar esta decisão.
2. Começar a carreira em Portugal
Para os que querem uma oportunidade em terras lusas, entrar no mercado de trabalho pode passar por encontrar um estágio profissional, que é uma excelente forma de ganhar experiência na área. Para este fim, o ideal será verificar junto das instituições de ensino os protocolos que têm com empresas.
Existem apoios estatais para aumentar as possibilidades de os jovens entrarem no mercado de trabalho, tais como os estágios do IEFP, com uma duração média de nove meses. As empresas recebem incentivos estatais caso ofereçam um contrato de trabalho no fim do estágio, pelo que esta pode ser uma ótima maneira de ingressar no mercado de trabalho.
3. Expandir horizontes
Estagiar no estrangeiro pode também ser uma alternativa muito interessante para melhorar a capacidade de adaptação a novos desafios, aumentar a rede de contactos, alargar os conhecimentos sobre o mercado internacional e enriquecer o currículo.
Existe a bolsa de Estudos do programa Erasmus + e a Comissão Europeia promove estas candidaturas no estrangeiro. É importante estar atento aos prazos das candidaturas e todos os critérios a seguir.
Existem estágios apoiados por universidades e empresas estrangeiras, facilitando assim que jovens licenciados possam estagiar noutros países. O Guia Europeu de financiamento divulga várias informações e ofertas nesta área.
4. Fazer um gap year
Muitos jovens aproveitam este interregno para fazer uma pausa e viajar pelo mundo, antes de decidir o passo seguinte nas suas vidas. A Gap Year Portugal é uma organização que oferece aconselhamento gratuito sobre como organizar esta viagem, existindo até uma bolsa de financiamento.
Fazer voluntariado é também uma opção, com organizações como a Para Onde? a promover vários projetos nacionais e internacionais.