Se tem algum familiar, amigo ou até colega de trabalho altruísta, já o pode homenagear e reconhecer publicamente pelos seus atos.
A Nobre Casa de Cidadania, projeto de responsabilidade social da Nobre, volta a abrir candidaturas para a edição de 2026 do projeto “Atribuição do Título Cidadão Nobre”. Esta iniciativa visa reconhecer pessoas que inspiram a sociedade e demonstram que a cidadania se constrói com exemplos.
As candidaturas decorrem até 30 de novembro e pretendem identificar e distinguir cidadãos que, ao longo do último ano, tenham praticado Atos Nobres — ações realizadas em benefício de terceiros que demonstram compromisso com os outros e com a comunidade.
Para submeter uma candidatura e homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro residente em Portugal, basta aceder ao site da iniciativa e preencher o formulário ‘Proponha um Ato Nobre’.
A Nobre Casa de Cidadania (NCC), com mais de uma década de existência, tem como missão promover, sensibilizar e educar para a prática da cidadania através do exemplo, homenageando e divulgando atos nobres praticados por cidadãos anónimos. Desde o início do projeto, mais de 100 cidadãos foram distinguidos com o Título de Cidadão Nobre.
«Este projeto nasce de histórias que nos inspiram e revelam o melhor da cidadania. Na última edição, homenageámos cidadãos que salvaram vidas, apoiaram comunidades vulneráveis, promoveram a inclusão social e combateram desigualdades. Cada nova candidatura é um testemunho de como o exemplo individual pode transformar e inspirar comunidades. Isto só é possível com o envolvimento dos nossos parceiros e embaixadores, que partilham connosco esta missão de dar visibilidade e reconhecimento a cidadãos que praticam ou praticaram atos exemplares», afirma Rui Silva, Mentor da NCC, via comunicado.




