Aos comandos da Mastercard, Maria Antónia Saldanha integra a lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios, segundo o ranking da Forbes Portugal. A Country Manager da filial da multinacional norte-americana é focada na sua carreira assim como na paixão pelo Crossfit e Spartan.
Num momento em que o mundo quer reerguer-se do caos, a tecnologia tem um papel na moldagem de uma nova Humanidade. Os líderes questionam o caminho e o que poderá estar certo ou errado.
Colocámos o desafio: Como pode a Tecnologia aliar-se ao ser humano, moldá-lo e torná-lo mais resiliente, versátil e criativo?
Maria Antónia Saldanha, responde:
«A tecnologia tem um potencial imenso, mas é instrumental, porque depende da forma como for utilizada e do seu propósito. Uma garrafa, por exemplo, serve para guardar líquidos, mas também pode proteger (da água) a mensagem do náufrago. A identificação de novas oportunidades e a reinvenção das organizações deve seguir critérios éticos e de sustentabilidade. Na Mastercard, temos precisamente o lema “Doing well by Doing good”, assente nos pilares Pessoas, Prosperidade e Planeta, porque acreditamos que estes princípios devem estar imbuídos em tudo o que fazemos e orientar-nos na criação de soluções tecnológicas inovadoras com valor para a sociedade.
No recente relatório da Mastercard, sobre o Futuro dos Pagamentos, está identificada a tendência clara de que o crescimento económico global vai ser impulsionado pela inclusão financeira e pelo consumo consciente e pelas empresas que operam com ética, através de emissões zero e políticas de ESG. Por isso, o caminho certo é o de as empresas e organizações adotarem soluções tecnológicas alinhadas com os valores dos consumidores, que estão a caminhar cada vez no sentido de fazerem compras responsáveis e contribuírem assim para redução da sua própria pegada de CO2»
[O testemunho foi publicado na edição n.º 22 da revista Líder.]


