O mercado de trabalho não foi capaz de absorver o aumento da atividade e o desemprego aumentou nas mulheres em setembro. Já a subutilização do trabalho caiu para 10,2%, menos de metade do valor de há uma década, aproximando Portugal de uma situação de pleno emprego.
Naquele mês, o emprego aumentou 0,2% face a agosto, o que corresponde a mais 9.400 pessoas empregadas. A população ativa também cresceu 0,3% (+13.700 pessoas), totalizando 5,62 milhões de pessoas e batendo recordes de décadas.
As conclusões são da Randstad Portugal, que divulgou a sua análise mensal ao mercado de trabalho, baseada em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Segurança Social, relativos a setembro de 2025.
Desemprego sobe entre as mulheres, mas o mercado continua dinâmico
Em termos homólogos, a tendência é ainda mais expressiva: há mais 183.000 pessoas empregadas do que em setembro de 2024 (+3,6%) e mais 164.600 pessoas ativas (+3%). Este crescimento reflete o dinamismo do mercado de trabalho, com o aumento do emprego a superar a redução do desemprego.
A taxa de desemprego situou-se em 6%, valor superior ao de agosto (+0,1 p.p. mensal), mas inferior em 0,5 p.p. face ao ano anterior. Em setembro, havia 337.200 pessoas desempregadas, menos 18.500 do que há um ano.
O aumento mensal do desemprego verificou-se, contudo, apenas entre as mulheres e os adultos (25-74 anos):
- Entre as mulheres, o desemprego subiu 7% (+12.000 pessoas);
- Entre os homens, caiu 4,8% (-7.700 pessoas);
- Por idades, o desemprego aumentou 2,8% entre os adultos (+7.200 pessoas) e caiu 4% entre os jovens (-2.900 pessoas).
Remunerações recuam em agosto, mas mantêm subida anual
Analisando os dados divulgados pelos Centros de Emprego Nacionais (IEFP), o número de desempregados registados aumentou 0,3% (+962 pessoas), para 302.600, e os pedidos de emprego subiram 0,7% (+3.179). O desemprego registado aumentou apenas nos homens (+1.009), enquanto nas mulheres houve uma ligeira queda (-47).
Em termos homólogos, observou-se uma diminuição de 2,6% no desemprego registado (-8.149 pessoas) e menos 10.551 pedidos de emprego (-2,4%).
As remunerações médias declaradas à Segurança Social, em agosto, fixaram-se em 1.568,97€, o que representa uma queda mensal de 8,7%, mas um aumento de 4,9% face a agosto de 2024.
Subutilização do trabalho cai para metade em dez anos
A subutilização do trabalho, indicador que mede situações em que as pessoas estão a trabalhar menos do que gostariam ou não usam plenamente as suas competências, atingiu em setembro o valor historicamente baixo de 10,2%.
Atualmente, 585,3 mil pessoas estão nesta condição, número que inclui 337,2 mil desempregados, 118 mil trabalhadores a tempo parcial que desejam mais horas, 31,8 mil inativos à procura de emprego mas indisponíveis e 98,3 mil inativos disponíveis, mas que não procuram trabalho.
Há dez anos, a taxa era de 22% da população ativa alargada (1,16 milhões de pessoas). A queda para menos de metade reflete a melhoria das condições do mercado de trabalho, o crescimento económico e políticas mais eficazes.
A tendência é de redução contínua, aproximando o país de uma situação de pleno emprego — em que todos os que querem e podem trabalhar encontram um posto. Mesmo assim, persiste o desemprego estrutural, resultado do desajuste entre as competências disponíveis e as necessidades das empresas, um desafio que se mantém independentemente das fases do ciclo económico.
«A trajetória de descida da taxa de subutilização do trabalho é uma notícia positiva, uma vez que mostra que o mercado de trabalho está mais dinâmico e inclusivo, aproximando Portugal de uma situação de pleno emprego. Ainda assim, persiste um desajuste entre as competências disponíveis e as necessidades das empresas. Este desemprego estrutural tende a manter-se mesmo em fases de crescimento, o que reforça a importância de políticas de qualificação e reconversão profissional que acompanhem a transformação do mercado de trabalho», sublinha Isabel Roseiro, Diretora de Marketing da Randstad Portugal.




