Conheça a seleção de livros Brands da edição de primavera da Revista Líder.
Boas leituras!
AI_Novator – Marketing na Era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade
Pedro Dionísio, Vicente Rodrigues, João Guerreiro, Rogério Canhoto e Hugo Faria
Bertrand Editora
A abertura ao público do ChatGPT trouxe a inteligência artificial generativa para a ordem do dia da agenda empresarial pelos seus impactos na produtividade das organizações. Por outro lado, a entrada em vigor a 1 de janeiro de 2024 da Corporate Sustainability Reporting Directive da União Europeia vem reforçar a necessidade de as empresas evoluírem no sentido de melhores práticas de sustentabilidade.
Em linha com esta realidade, os autores propõem um livro em que tanto a IA como o ESG são apresentados como orientações que podem contribuir para a inovação, um fator fundamental para as organizações acrescentarem valor e ganharem competitividade.
Marcas que fazem Portugal – Margarida Vaqueiro Lopes
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Contar as histórias do que de melhor se faz em Portugal é um exercício muito mais fácil do que pode parecer à primeira vista. Afinal, o país é um dos que, entre os Estados Membros, mais pedidos de registos de marcas fez, nas últimas duas décadas.
E esta vontade de se destacar com produtos e marcas de qualidade não é de hoje – este livro retrata a história de referências que se evidenciaram não apenas em Portugal, mas que partiram à conquista do mundo, algumas delas muito antes da globalização. É o caso do Mateus Rosé, da Vista Alegre ou da Ramirez, que são nomes ainda incontornáveis quando se fala de sucesso nacional.
Badvertising – Poluir as nossas mentes e alimentar o caos climático
Andrew Simms e Leo Murray
A publicidade está a vender-nos um sonho, um estilo de vida. Promete-nos a realização e diz-nos onde a podemos comprar – desde voos internacionais a uma vasta gama de bens que consumimos como se não houvesse amanhã. A verdade é que, se a publicidade conseguir manter-nos na nossa trajetória atual, pode não haver amanhã.
Em Badvertising, Andrew Simms e Leo Murray lançam o alarme sobre uma indústria que nos está a tornar pouco saudáveis e infelizes e que, ao mesmo tempo, está a conduzir o planeta ao precipício do colapso ambiental.
Este artigo foi publicado na edição nº 29 da revista Líder, sob o tema Incluir. Subscreva a Revista Líder aqui.