Nos últimos 18 meses, as empresas do setor da Saúde lidaram com uma desconexão social abrupta que as levou a questionar:
“Como podemos reconectar com os clientes, quando o medo pelo contágio supera o receio pela falta de cuidados médicos?”;
“Como podemos reinventar uma área tão demarcada pela relação, se as pessoas evitam estar com outras?”.
Se por um lado, pode ser ininteligível contemplar novas oportunidades neste contexto, por outro, é inevitável constatar a força conjunta da Tecnologia e do Marketing em incitar a reinvenção de milhares de negócios. E os da Saúde e Bem-Estar têm-se constituído como case- -studies notáveis.
Houve uma alteração acentuada nas rotinas dos consumidores, que ampliou a dependência de soluções digitais, pelo que a nova dinâmica empresarial terá de salvaguardar este ambiente virtual.
O E-commerce de Serviços
Ainda que o E-commerce esteja tradicionalmente associado à transação de produtos, eis senão quando a Tecnologia, o Marketing e acima de tudo a vontade das empresas, impulsiona o comércio digital de serviços para o pódio! Neste setor, os profissionais podem interagir com os seus pacientes remotamente, originando novos serviços digitais:
- Consultas de Especialidade Online: As clínicas médicas com especialidades, que permitam diagnóstico e acompanhamento virtuais, têm feito o Marketing destes serviços com maior ênfase. Para além das consultas de especialidade, o conceito de “consultas online de urgência” tem sido muito procurado.
- Aulas privadas ou de grupo Online: Os ginásios ou centros de wellness que desenvolvem aulas individuais ou de grupo, têm oferecido agendas com novas propostas à distância, conseguindo desta forma perpetuar o vínculo pré-estabelecido com os clientes.
- Workshops Online: Os Spas e clínicas de saúde (na área da Nutrição e Pré-parto por exemplo) conceberam workshops e programas de vídeos on demand totalmente virtuais.
Como podem as empresas de saúde concretizar e promover a nova oferta comercial?
Devem dar dois passos essenciais. O 1.º no sentido tecnológico, por meio da integração de plataformas como:
- Website e/ou APP com inclusão de E-commerce que viabilize a gestão de agenda, pagamento e faturação online (ex. Shopify);
- Software de videoconferência (ex: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, etc.);
- Plataforma de envio de notificações por SMS;
- Plataforma de gestão de envio de produtos complementares a serviços.
O 2.º passo conduz as empresas para a divulgação da oferta comercial no digital:
- Para atuais clientes deve-se priorizar o Marketing personalizado “one2one”, acionando um mix de meios como E-mail Marketing, Notificações Móveis, SMS ou Telefone.
- Para novos clientes é elementar estar presente quando a audiência pesquisa. Assim, torna-se essencial otimizar o website para motores de pesquisa (SEO) e criar anúncios Google Ads (SEA).
Aliados a estruturas mais flexíveis de negócio, juntamente com uma cultura organizacional inovadora, estes passos alavancam a revolução digital da Saúde, que ganha assim um perfil mais tecnológico, preditivo e integrado.
Artigo publicado na edição de verão da revista Líder.
Por Rute Almeida, Diretora na Made2Web