Revista Líder N.º 14 – verão/2021

A Líder dedicada ao tema De Sapiens a Digital e até onde? já está disponível nas bancas e em formato digital.

Desde a nossa versão nómada, foram muitas as revoluções que atravessámos: a revolução agrícola que nos encaminhou para a sedentarização, a revolução industrial que nos permitiu ampliar de forma significativa o tamanho do mundo e facilitar as tarefas do dia-a-dia, a revolução tecnológica que nos permitiu comunicar cada vez mais e melhor, e mudar a nossa conceção de tempo e de espaço. Contudo, a primeira e mais relevante revolução foi a do conhecimento, foi a partir dela que todas as outras se deram. Os nossos antecessores sapiens desenvolveram capacidades criativas, inventivas, que estão também hoje na origem da revolução digital e que nos levará sabe-se lá onde. É esta análise futurista que queremos fazer, pretendemos saber em que ponto estamos e até onde nos levará o digital. Enquanto espécie que desafios temos pela frente, à medida que a tecnologia genética, a inteligência artificial e a robótica alteram as relações humanas? Para o bem ou para o mal, para onde estamos a ir? É possível imaginar o líder digital?

Neste tema de capa, participam autores com pontos de vista diversos, que nos colocam perante uma série de reflexões sobre como imaginam o Mundo daqui a 20 anos e nos ajudam a pensá-lo na perspetiva do Espaço (Tiago Hormigo; Emir Sirage, Miguel Belló e Hugo Costa), da Mobilidade Urbana (José Rui Marcelino), do Trabalho (Anne-Laure Fayard), das Neurociências (Nuno Couto), dos Oceanos (Captain Paul Watson), do Retalho (Vasco Portugal) e das Finanças (Pedro Lima).

“Portugal tem muitos trunfos, mas precisa de uma mudança rápida”. A afirmação é de Pedro Mota Soares, ex-Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, na entrevista de abertura.


Arménio Rego
 (Professor de Liderança da Católica Porto Business School) deixa-nos o seu olhar sobre o tema de capa através da crónica “Nem Inteligente nem Artificial?”. E Henrique Monteiro (Jornalista e Escritor) esmiúça “Até onde nos leva a estrada?”.

No dossier Leading People o foco recai para o tema “Homification: A casa no centro”. Em entrevista, David da Costa Mota (Head of Sales Portugal do Grupo OLX), desvenda-nos como os reconhecidos portais Standvirtual, Imovirtual e OLX, vivem dos momentos mais inebriantes da sua história.

O ensaio otimista de Even Bolstad (Associação Europeia de Gestão de Pessoas) explana sobre “O Dividendo de Confiança da COVID-19”.

Numa altura em que a pandemia e o consequente confinamento impulsionaram o espaço casa, tornando-a o epicentro das nossas vidas, Catarina Diniz (Staging Factory), Cátia Carvalho (IKEA), Margarida Bragança (Homy) e Mariana Morgado Pedroso (Architect Your Home Portugal) ajudam-nos a criar a melhor experiência de teletrabalho.

No especial “Homification”, partilhamos a análise da Multipessoal. No “Wellness nas Empresas (Bem-estar e Saúde Mental)” damos a conhecer as opiniões da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Bewell Portugal|Wellness Corporativo, da BH Bienestar, da Dave Morgan, Health & Management Consultants e Holmes Place Portugal. Neste capítulo, fomos entrevistar Timothy R. Clark, um dos nomes maiores do Mundo em Segurança Psicológica, que ajuda a transformar as organizações em santuários de inclusão e incubadoras de inovação.

No especial Digital Coaching & Mentoring trazemos os exemplos da ABP Corporate Coaching, da Break Heaven, da Dave Morgan, Health & Management Consultants, da ICF Portugal, da Solfut – I Have the Power, da inSoul Leadership Coach e da Sofia Calheiros & Associates.

O dossier Leading Brands trata o tema “Marcas no Turismo”. A conversa com Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, é sobre os passos firmes para a retoma da atividade, o delinear de uma rota na construção de um futuro sustentável, as mudanças nas preferências e comportamentos dos novos turistas, as perspetivas globais da Organização Mundial de Turismo, entre muitos outros temas.

No “Rebranding da Marca Portugal”, Ana Jacinto (AHRESP) e Mário Chessa (TOHO, a Plataforma de Turismo & Hospitalidade da NOVA) denunciam os pontos fortes para Portugal se tornar num dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do Mundo.

O especial “Marcas na Saúde e Saúde Digital” inclui os casos de Jaba Recordati e da Made2Web.

Finalmente, a secção Leading Tech sobre “Transformação Digital”, inclui a investigação levada a cabo pela Universidade de Coimbra e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos sobre como a supercomputação pode tornar a indústria portuguesa mais competitiva. Fernando Rodrigues (Axians Portugal) escreve sobre “A Energia Necessária para Continuar”. E Vânia Guerreiro (iServices) traz o tema “Flexibilidade e Inteligência”. No especial “Softwares de Gestão – As grandes novidades”, os casos da Minimal, da Nucase, da PHC Software, da Sage Portugal, da SAP Portugal, da uMan Xpert e da Wincode Software.

Espaço ainda para a 2.ª Webconference do Ciclo “O Futuro do Emprego em Portugal”, da Multipessoal, com “As Escolas do Futuro para o Novo Mundo do Trabalho”.

Na rubrica Leading Opinion contamos com Rui Guedes de Quinhones (EMA Partners), Pedro Vieira (Zome) e Sofia Castro (Sonae MC).

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.

Subscreva AQUI a revista Líder.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de FacebookInstagram e LinkedIn.

Artigos Relacionados: