Estamos perante novos modelos de trabalho aos quais as organizações e, consequentemente, as suas pessoas se tentam adaptar. Conhecemos formas de trabalhar que para alguns oferecem maior equilíbrio entre o eu familiar e o eu profissional, como é o caso do trabalho remoto ou híbrido. A oportunidade de trabalho internacional tornou-se cada vez mais real, e, por isso, assistimos a ofertas de trabalho financeiramente atrativas, permitindo a escolha do local de residência. E a incerteza promove um olhar mais no “aqui e agora quero passar os meus dias da forma que escolho”, especialmente, com as novas gerações a desafiarem o paradigma de emprego “para a vida”.
A cultura organizacional e a sua liderança estão a fazer a diferença na saúde e escolha profissional das suas pessoas. E, para tal, uma mudança de paradigma na aprendizagem organizacional é fundamental. Neste processo, as organizações beneficiam de uma abordagem estratégica ao desenvolvimento da liderança que coloca o coaching e o mentoring como parte integrante da sua aprendizagem.
A liderança encontra-se mais ou menos preparada para a sua função através de formações específicas ou de programas mais transversais, como sejam a participação em formação executiva. Numa lógica de racionalização, modelização e abordagem intelectual às situações, os líderes têm aprendido pelo controlo e previsibilidade. Ora, estes novos paradigmas estão a exigir abordagem de complementaridade e sinergia, em que as dimensões afetivas e relacionais deverão ser privilegiadas à lógica existente até então. E é neste contexto que processos de coaching e mentoring farão a diferença.
Não se trata tanto de dar provas que estes processos funcionam, mas antes de entender como estes processos apoiam os paradoxos experimentados pela liderança. Os líderes estão preparados para uma gestão racional eficaz, mas a gestão humana das pessoas exige um verdadeiro conhecimento de si e de desenvolvimento da capacidade que Vincent Lenhardt chama de “portador de sentido”.
Assim, coaching e mentoring não são para todas as organizações nem para todos os líderes. Estes processos, como parte integrante de culturas e valores organizacionais e individuais, apenas poderão ser adotados por entidades que estejam disponíveis para a flexibilidade.
A ABP Corporate Coaching está preparada para apoiar a mudança para novos paradigmas de trabalho em culturas que estejam preparadas para:
- Instituir a segurança psicológica como contexto regular de trabalho, onde a confiança no desconforto é privilegiada, o confronto positivo é a fonte de desenvolvimento, e o feedback é um espaço onde a voz de todos contribuirá para a inovação;
- Demonstrar respeito e genuína abertura e inclusão ao diferente como pré-requisitos para a mudança, produtividade e crescimento;
- Proporcionar um clima de apoio, onde se pretende instalar um processo de aprendizagem na oferta de oportunidades de crescimento em vez de atividades corretivas;
- Apoiar a tomada de riscos na obtenção de resultados de negócio, em que a improvisação e rapidez de adaptação farão a diferença.