• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      A superstição do futuro: o que 2026 exige de uma liderança sem medo

      Estas são as tendências que marcaram o marketing B2B em 2025

      EVNets: a inteligência artificial que aprende a ser como o cérebro humano

      Setor de bens de consumo desacelera e apresenta elevados níveis de risco de crédito

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      A superstição do futuro: o que 2026 exige de uma liderança sem medo

      Estas são as tendências que marcaram o marketing B2B em 2025

      EVNets: a inteligência artificial que aprende a ser como o cérebro humano

      Setor de bens de consumo desacelera e apresenta elevados níveis de risco de crédito

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Notícias Trabalho Equilíbrio e propósito: o que procuram as novas gerações no emprego?

Trabalho

Equilíbrio e propósito: o que procuram as novas gerações no emprego?

Equilíbrio e propósito: o que procuram as novas gerações no emprego?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Setembro, 2025 | 3 minutos de leitura

Apenas 47% dos trabalhadores portugueses afirmam estar muito satisfeitos com a sua situação profissional, uma das percentagens mais baixas entre os congéneres europeus. Estes valores refletem uma insatisfação crescente, que atinge sobretudo os mais jovens, e que obriga a repensar o modelo de trabalho em Portugal.

Estas são algumas conclusões do estudo internacional levado a cabo pelo Gi Group Holding, ‘The Generational Equation: Can the Workplace Truly Change Lives?’, que pretende averiguar o que procuram as novas gerações no emprego.

 

Nova geração, novas prioridades no que procuram 

A pesquisa mostra que a Geração Z e os Millennials estão a transformar o local de trabalho, ao exigir muito mais do que um bom salário. Propósito, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oportunidades de aprendizagem e compromisso real com causas sociais são agora fatores centrais na escolha de um empregador.

Em Portugal, 81% dos inquiridos identificam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como prioritário, valor acima da média global (74%). Em contrapartida, os benefícios tradicionais como acesso a carro da empresa estão a perder relevância, refletindo uma preferência por incentivos que ofereçam liquidez ou flexibilidade imediata.

 

Formação, equidade e culturas inclusivas

A formação também continua a ser um aspeto muito valorizado. No entanto, o acesso desigual a estas oportunidades, especialmente entre os trabalhadores com salários mais baixos, levanta questões sobre a equidade e o impacto real das políticas de upskilling.

«A Geração Z quer mais do que um contrato. Procura uma experiência profissional com significado, alinhada com os seus valores, onde tenha voz e espaço para crescer. Empresas presas a modelos rígidos ou benefícios tradicionais arriscam-se a perder relevância e é por isso fundamental construir culturas inclusivas e adaptáveis», afirma Inês Casaca, Business Manager Grafton, RPO e Interim Management.

O estudo sublinha ainda que os trabalhadores mais jovens atribuem grande importância à autenticidade das empresas, sendo influenciados por testemunhos reais de colaboradores mais do que por campanhas institucionais. A reputação como empregador, a coerência entre discurso e prática e a presença digital assumem um papel decisivo na atração de talento.
Face a este cenário, o Gi Group Holding reforça que adaptar-se às prioridades da nova geração não é uma tendência passageira, mas sim uma resposta essencial aos desafios do futuro do trabalho.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

A superstição do futuro: o que 2026 exige de uma liderança sem medo

Estas são as tendências que marcaram o marketing B2B em 2025

EVNets: a inteligência artificial que aprende a ser como o cérebro humano

Setor de bens de consumo desacelera e apresenta elevados níveis de risco de crédito

Artigos Relacionados

Trabalho

Nov 26, 2025

Portugal envelhece e o mercado de trabalho muda: quem vai substituir quem?

Ler notícia

Trabalho

Nov 25, 2025

Cinco skills que salvam o retalho na Black Friday

Ler notícia

Trabalho

Nov 24, 2025

Geração jovem coloca bem-estar acima do salário

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.