• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Reiniciar a carreira? Eis cinco sinais de que está na hora de mudar

      Estima-se que setor das TIC represente até 8% do PIB

      TikTok reforça medidas de segurança e lança novas funcionalidades para famílias e adolescentes

      Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

      Férias sem culpa, empresas sem quebras: como desconectar sem perder o rumo

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Leading Life: as escolhas para o seu verão

      ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      «Ninguém pode ser forçado a sair de Cascais por não conseguir pagar uma casa» (Nuno Piteira Lopes)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Um Plano Ferroviário para Portugal – Frederico Francisco

      Livros Brands: narrar, vender, revolucionar

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Reiniciar a carreira? Eis cinco sinais de que está na hora de mudar

      Estima-se que setor das TIC represente até 8% do PIB

      TikTok reforça medidas de segurança e lança novas funcionalidades para famílias e adolescentes

      Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

      Férias sem culpa, empresas sem quebras: como desconectar sem perder o rumo

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Leading Life: as escolhas para o seu verão

      ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      «Ninguém pode ser forçado a sair de Cascais por não conseguir pagar uma casa» (Nuno Piteira Lopes)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Um Plano Ferroviário para Portugal – Frederico Francisco

      Livros Brands: narrar, vender, revolucionar

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Afinal, o que é Growth Hacking?

Opiniões

Afinal, o que é Growth Hacking?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

19 Outubro, 2022 | 5 minutos de leitura

Antes de explicar o que é o Growth Hacking, abordarei primeiro outro Growth, o Mindset Growth.

Desde que comecei a aplicar esta forma de pensar, os meus sentidos ficaram mais aguçados, aquela curiosidade e fome por aprendizagem aumentou. O medo de errar ou de falar que preciso estudar para dar uma resposta, simplesmente não existe mais. Comecei a enxergar muito mais oportunidades e aprender muito com todo o processo, e hoje em dia isso cabe a qualquer processo. Esta forma de pensar pode ser aplicada até para cozinhar, é mágico. Bom, pelo menos foi para mim.

 

O que é o Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento?

Tudo começou há mais de três décadas, com a psicóloga e professora Carol Dweck. Ela estuda a motivação humana. Os estudos de Dweck analisaram as origens dessas mentalidades, o seu papel na motivação e autorregulação, e o seu impacto na realização e nos processos interpessoais.

Deste estudo, temos dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento.

As pessoas de mentalidade fixa acreditam que a sua inteligência não irá mudar, sendo desta forma e pronto. Desconsidera que é possível desenvolver novas habilidades e construir novas coisas. Para pessoas com essa mentalidade, errar é considerado um fracasso.

As pessoas com mentalidade de crescimento são abertas a feedbacks e a novos desafios. Persistem diante dos obstáculos e veem o esforço como um caminho para o sucesso.

Após saber que há dois tipos de mentalidade, diga. Em qual delas se enquadra? No Fixed Mindset ou no Growth Mindset? Se quiser saber mais sobre este assunto, recomendo o livro da Carol Dweck –  Mindset: The New Psychology of Success

Mas qual é a conexão entre esta mentalidade e o Growth Hacking? Tem toda conexão! Pois se o profissional não possui a mentalidade de crescimento, não conseguirá aplicar o Growth Hacking, que nada mais é que uma metodologia de trabalho que segue o princípio do crescimento acelerado, contínuo e consistente.

 

Growth + hacking: de onde vem?

A história desse termo é curiosa. Sean Ellis, na época gerente de marketing do PayPal, estava a procurar um substituto. Na hora de escrever o perfil do profissional que ele gostaria que ocupasse a cadeira, ele usou o termo “Growth Hacker”. Isso porque, além dos conhecimentos em marketing, essa pessoa deveria também carregar consigo uma visão e uma bagagem em produto, dados e tecnologia. É importante lembrar que o termo hacker, não se refere apenas aquelas pessoas que atuam fora da lei utilizando a informática, também aplica-se às pessoas que desempenham as suas funções com inteligência, análise, criatividade e habilidade.

Um combo capaz de criar atalhos de crescimento.

Essa combinação não demorou para ser implantada, especialmente por empresas mais pequenas, modelos de startup com orçamentos reduzidos e que precisavam aumentar o número de clientes e, claro, aumentar a faturação de forma rápida. Com o passar do tempo, a metodologia também conquistou espaço em grandes empresas devido aos seus resultados tangíveis.

 

Mas, como funciona o Growth Hacking?

Uma metodologia, uma mentalidade, um processo. O Growth Hacking é um exercício diário de investigação, experimento, inteligência e ciência. Não se limita somente ao marketing, mas está também conectado diretamente ao produto, inclusive com possibilidade de interferir no desenvolvimento, a partir de testes e respostas dos utilizadores e clientes.

A flexibilidade em testar caminhos, a agilidade em fazer mudanças, baseando-se em dados coletados, otimizações e soluções de tecnologia, são grandes diferenciais do “growth” em relação ao marketing como conhecemos.

 

Costumo dizer que trabalhar com esta metodologia é olhar para 4 pilares: 

Data Drive: É fundamental que os profissionais de marketing ou produto tenham acesso e façam uma análise dos dados diariamente. Seja o tráfego do site, vendas, seguidores das redes sociais, produtos mais vendidos, ou menos vendidos. Todos os dados dão pistas de como a próxima ESTRATÉGIA será criada.

Estratégia: Após a análise dos dados, a equipa de estratégia define quais são os novos caminhos, quais canais de aquisição fazem mais sentido e constroem as hipóteses do que pode trazer mais resultados. Com este caminho estratégico, também temos o direcionamento CRIATIVO.

Criatividade: Com os insights dos dados + estratégia, caminha-se para criar uma campanha que tenha mais conexão com o utilizador. Neste pilar, tudo é criado com o mindset de conversão, então, a mensagem, a imagem, as cores, e o posicionamento do CTA, estarão pensados para uma ação com mais RESULTADOS.

Resultados: Todos os pilares anteriores bem executados é o que trará mais resultados e mais aprendizados. Neste pilar, além dos números, o resultado também é o quanto a sua equipa aprendeu.

 

Agora, deve estar a questionar-se: isto serve para mim e para a minha empresa?

A resposta é: Sim! Esta metodologia é para todos.

Comece pelo básico e estude sobre o assunto. Recomendo a leitura do livro do pai do Growth: Hacking Growth, do autor Sean Ellis.

Sei que pode parecer confuso aplicar esta forma de pensar e agir, mas posso-vos dizer que tudo fica muito mais claro e leve, além da sua equipa estar cada dia mais integrada e comprometida com os resultados.

Letícia Suher,
CEO e Founder na Sr. Jorge Digital & Creative

ver mais artigos deste autor
Letícia Suher
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Planear até ao último ‘watt’

Ler artigo

Para além do ESG: porque a sustentabilidade humana está a mudar as regras do jogo

Ler artigo

Cuidar, alinhar, reter: o poder do assessment

Ler artigo

O elefante da literacia digital na sala de aula de cidadania

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Ago 06, 2025

Planear até ao último ‘watt’

Ler notícia

Opiniões

Ago 01, 2025

Para além do ESG: porque a sustentabilidade humana está a mudar as regras do jogo

Ler notícia

Opiniões

Jul 31, 2025

Cuidar, alinhar, reter: o poder do assessment

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever