The Touch of the Future é o grande tema da revista Líder n.º 24. A edição já está disponível nas bancas (incluindo livrarias, Fnac e Bertrand) e em formato digital.
Tal como as cartomantes que, através da leitura das mãos, tentam desvendar os caminhos por vir, os futurólogos traçam linhas na palma digital da sociedade para antecipar tendências, mas há algo na nossa natureza que escapa às linhas traçadas nos gráficos de projeção. É a chama da criatividade, a centelha da intuição, a capacidade de sonhar. A capa desta edição da Líder tem tudo a ver com isto. E, curiosamente, depois de vários números onde se recorreu à Inteligência Artificial para ilustrar as nossas ideias, desta vez a solução veio através de um desenho feito à mão pelo Designer Fernando Schlickmann, da FCB Lisboa.
Na entrevista de abertura, o futurista Gerd Leonhard traz boas notícias e muita fé na Humanidade. A sua visão é de um Humanista perante um Mundo multipolar, concentrado numa protopia, Gerd está convicto de que um novo Mundo está a chegar. Antes que seja tarde, é preciso definir uma direção, uma nova teoria económica, uma nova bolsa de mercados, um Governo global e criar um Conselho composto por pessoas esclarecidas e sábias de todos os cantos do Mundo. «E não me refiro a CEOs ou políticos, precisamos de mais Sócrates tal como na Grécia Antiga», esclarece. Gerd estudou Teologia e Ciências Sociais. Foi músico de rock, compositor, ativista dos Verdes e empreendedor. É autor de vários livros e um dos futuristas mais requisitados sobre a era digital.
No Líder em Destaque, Carlos Fiolhais, Físico, Professor Universitário e Ensaísta, deixa o seu testemunho sobre o futuro.
Há cenários distópicos a entrarem pelas nossas casas, e já não é só através da Netflix, HBO ou Amazon, é a própria realidade que se sobrepõe à ficção. Prevê-se que a próxima década traga mais transformações que os últimos 100 anos. As portas estão abertas para um Admirável Mundo Novo, agora tudo depende de onde queremos chegar, a que velocidade e a que custo. Que Humanidade queremos ser?
Na palma da mão do Universo, assistimos a um Planeta em guerra, a uma crise climática, com severas questões económicas e de integridade política, mas há ainda quem defenda que o Futuro será bem melhor do que alguma vez o vamos conseguir imaginar.
A inteligência humana, a Ciência e a Tecnologia têm finalmente a capacidade de resolver os grandes problemas da Humanidade. Vivemos tempos extraordinários. Prevemos que a salvação vá estar em muitos campos óbvios do Conhecimento. Mas se queremos saber lidar com o futuro vamos precisar também da Literatura, da História de Arte, da Filosofia, da Filologia e da Linguística. É importante sonhar ainda novas formas de nos tornarmos pós-humanos juntos, enquanto projeto social.
E já estão a ser processadas grandes revoluções em diversas áreas. Vai espantar-se com o que se anda a reinventar. Reunimos um grupo de Conselheiros (como na Grécia antiga) para nos fazerem pensar que Futuro é este que nos aguarda. Na Educação, temos um texto que é uma viagem no tempo até 2127, escrito por Sugata Mitra, um dos investigadores em Educação mais premiados do nosso tempo. A sala de aula de futuro é resultado de um estudo coordenado por Guilherme Victorino (Professor da NOVA IMS). No Trabalho, falamos também de Tecnologia, como uma relação de futuro; quem assina o texto é Albertina Jordão (gestora de Programas da Organização Internacional do Trabalho-Lisboa). Na Longevidade, trazemos a visão de Dan Buettner (Jornalista, ativista da Saúde e do bem-estar e National Geographic Fellow), sobre “A Solução das Zonas Azuis: Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo”. Na Alimentação, Conceição Calhau (Professora Catedrática da NOVA Medical School) traz a sua visão de “one health”.
Na Agricultura, Marco Espinheira (Diretor Executivo de Angariação de Fundos e responsável de Corporate Relations e Public Affairs na Nova SBE) tece um cenário agrícola em mudança. Luísa V. Lopes (Neurocientista e coordenadora da Equipa de Pesquisa no Instituto de Medicina Molecular) aborda o valor inequívoco da Água. Na Saúde, temos “Saúde em Portugal — Pensar o Futuro”, de Adalberto Campos Fernandes (Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa). E Helena Canhão (Médica Reumatologista, Professora Catedrática e Diretora da NOVA Medical School) e Rute Dinis de Sousa (Psicóloga Clínica) fazem-nos navegar pelo futuro da Medicina e da Saúde. No Conhecimento, José Vegar (autor, editor e investigador) antecipa um futuro vertiginoso nesta área. Na Inteligência Artificial, Diana Carvalhido (Partner e Diretora Criativa na Ivity) escreve sobre a capacidade transformadora do Mundo através da IA. Sobre a Ética e a Moral, Sebastian Sunday Grève (Filósofo alemão e Professor Assistente na Universidade de Pequim) disserta sobre a ética das máquinas.
Nas Leis, Raquel Sampaio (Advogada e Diretora Executiva da Direito Mental e da MindAlliance Portugal) imagina um cenário de futuro, pensado não em décadas, mas em séculos, onde acredita numa via revolucionária no modo como as leis são concebidas, comunicadas e aplicadas. Felipe Pathé Duarte (investigador, Professor na NOVA School of Law (Lisboa) e especialista em assuntos de Política Internacional) ajuda-nos a compreender o futuro das Guerras e os seus enigmas. No Espaço, Emir Sirage (Diretor-Geral Executivo na Agenda New Space Portugal e Diretor do Programa de Negócios Espaço na Nova SBE) e João Campos (Project Manager & Business Developer na Nova SBE) fazem-nos embarcar em missões ambiciosas pelo Espaço Sideral, mostrando-nos os faróis num caminho inexplorado que estimula a nossa imaginação a olhar para a frente e a imaginar como o Espaço será um auxiliar da nossa civilização na exploração do Universo e na vontade de sobreviver e perdurar. E, a encerrar, na Astrobiologia, Gonçalo Perdigão (Partner e Diretor-Geral da Algorithm G) analisa as descobertas “Extraterrestres” no México, ou o que muitos considerarão apenas mais um capítulo no eterno debate sobre a vida além da Terra.
Nas Leading Opinions temos as opiniões de: Arménio Rego (LEAD.Lab Católica Porto Business School), Fernando Rodrigues (Managing Director na Axians Portugal), António Cancela de Abreu (Head of Product Strategy and Design, Bliss Applications), Cristina Rodrigues (Administradora-Delegada da Capgemini Portugal) e Eduardo Ferreira (Head of Innovation da Capgemini), Vânia Guerreiro (Head of Brand, Communication & Happiness da iServices), Patrícia Santos (CEO da Zome)
A fechar a edição da Líder dois dossiers especiais. O primeiro, Leading People faz o retrato dos seguintes temas: “Employer Branding – Como pode a Digitalização facilitar?” e “O meu Colega Robot – Novas Relações Laborais”. E no Leading Brands falamos sobre “Futurismo – O espaço para uma nova inteligência de Marca”.
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaio, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.