• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A sua empresa já fez um check up?

Opiniões

A sua empresa já fez um check up?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

19 Outubro, 2021

Tal como devemos periodicamente fazer um check up médico para avaliar a nossa saúde, sem estarmos doentes ou com queixas, também a robustez financeira das empresas deve ser avaliada, regularmente, de forma minuciosa, a fim de garantir as boas práticas de gestão: um bom desempenho económico e solidez financeira.

Ao analisar uma empresa, os cenários podem ser os mais variados. Estas podem ter um bom desempenho económico, mas uma débil solidez financeira, que poderá estar associada a investimentos significativos, inerentes de determinada atividade da empresa, ou ser fruto de uma situação financeira difícil no passado.

No entanto, também o inverso é possível: uma empresa poderá ter um mau desempenho económico, mas uma situação financeira confortável, o que acontecerá, por exemplo, se houve uma entrada de capital acima das necessidades da empresa.

Perante cenários tão distintos, como se atinge um pronto de equilíbrio?

A questão fundamental é aferir a capacidade da empresa em gerar resultados. É este o único garante do seu futuro, porque à exceção do indicador da autonomia financeira, para todos os outros indicadores económicos, não existem números mágicos.

A saúde financeira de uma empresa depende de múltiplos fatores: do seu setor de atividade, do ciclo económico em que a empresa se encontra, entre outros. Ao contrário da medicina – nas análises clínicas e exames são atribuídos valores indicativos para um bom resultado clínico – nas empresas essa análise é mais fina e deve ser vista caso a caso.

No entanto, há um aspeto de análise essencial, para avaliar a saúde de uma pessoa ou empresa, que é a sua evolução histórica. Os projetos empresariais são, normalmente, realizados a vários anos e conhecer estas dinâmicas de evolução, como a demonstração de resultados e o balanço, apresentará uma clara noção do caminho que está a ser percorrido.

Se ainda não fez esta análise, proponho que comece com a análise de três indicadores:

– Rentabilidade das Vendas (EBITDA / Vendas): mede a eficácia económica da empresa, ou a capacidade da empresa em gerar resultados. Existem outros indicadores, mas este é seguramente um dos mais importantes para analisar a faceta económica da empresa.

– Autonomia financeira (Capital Próprio / Ativo): evidencia qual a porção de todos os recursos que a empresa usa que estão financiados por meios próprios. De uma forma geral, valores superiores a 30% neste rácio, indicam uma boa saúde financeira de médio prazo – embora estes valores podem variar de setor para setor, entre outros fatores.

– Liquidez Geral (ativo de curo prazo / passivo de curto prazo): mede a capacidade da empresa, com os recursos disponíveis, ou a receber, no curto prazo, fazer face aos compromissos já assumidos ou a assumir a breve trecho.

Agora, construa um quadro com estes três indicadores ao longo dos últimos três exercícios, e terá uma perspetiva da trajetória económico-financeira da empresa (e dos eventuais desequilíbrios que possam estar a acontecer).

Este trabalho é essencial para a obtenção de bons resultados financeiros.

As melhorias constantes auxiliam os gestores a avaliarem os processos e a tomarem decisões seguras e até antecipadas, o que é essencial tendo em conta a competitividade do mercado. As empresas que não analisarem os seus resultados, em busca de melhorar a sua atuação, dificilmente atingirão uma posição de sucesso.

 


Por Carlos Gouveia, CEO da SCORING

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

Ler artigo

Os colaboradores e a diferença entre “eu tenho de” ou “eu quero”

Ler artigo

Leading Opinion

À espera de um milagre salarial

Ler artigo

Gerir Talento – o novo desafio para as organizações

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Jun 29, 2022

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

Ler notícia

Opiniões

Jun 28, 2022

Os colaboradores e a diferença entre “eu tenho de” ou “eu quero”

Ler notícia

Opiniões

Jun 27, 2022

À espera de um milagre salarial

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2022. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency