• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leading Brands As novas dimensões de conexão com as marcas

Leading Brands

As novas dimensões de conexão com as marcas

Link copiado

Partilhe este conteúdo

4 Janeiro, 2023 | 4 minutos de leitura

A palavra Metaverso surgiu em 1992, na obra Snow Crash, um romance de ficção científica que se desenrolava num mundo virtual assim intitulado. À data de hoje, Metaverso, NFTs e Web 3.0 são algumas das buzzwords da atualidade para todas as Marcas e para os seus respetivos profissionais de marketing e comunicação.

Nos últimos anos, em virtude da evolução e aperfeiçoamento de uma série de tecnologias inovadoras, a exploração dos universos virtuais tem sido generalizada e potencializada pelas marcas de grande consumo.  A Coca-Cola entrou no universo dos NFTs em julho de 2021 e essa foi a forma escolhida pela empresa, para celebrar o seu primeiro ano de existência no Metaverso. Três meses mais tarde foi a vez da Dolce & Gabbana, que criou uma coleção de edição limitada de NFTs.

Ainda em 2021, as autoridades de Seul anunciaram que a capital da Coreia do Sul seria a primeira grande cidade a entrar no Metaverso. A Metaverse Seoul recria um ecossistema virtual para a comunicação com todas as áreas da sua administração municipal, tais como, os serviços culturais, turísticos, educacionais e cívicos. A administração da cidade investiu cerca de 2,8 bilhões de euros neste projeto, integrado no plano Seoul Vision 2030. Um dos objetivos apontados pelo autarca de Seul é o de criar “uma futura cidade emocional”, afirmou Oh Se-hoon. Com esta iniciativa, os cidadãos de Seul poderão, em breve colocar os seus auriculares de realidade virtual e agendar reuniões com as autoridades da cidade, bem como, realizar consultas e processos virtuais. Os avatares dos funcionários públicos do município de Seul, estarão igualmente presentes para orientar os visitantes da cidade nas suas consultas e serviços disponíveis.

Para contextualizar os mais distraídos, o Metaverso é um espaço virtual possível de aceder por meio de tecnologias, tais como a Realidade Virtual (VR), a Realidade Aumentada (AR) ou a Realidade Estendida (XR). O acesso é realizado através de Avatares: identidades digitais, cujos corpos são a representação virtual de pessoas reais, elaborados em pixels. Porém, não podemos ignorar o facto de que o acesso ao Metaverso é sempre realizado por pessoas reais, que possuem emoções e sentimentos.

As marcas e entidades que, tradicionalmente, já tiravam partido da Web 2.0 devem agora capitalizar as ferramentas da Web 3.0 como forma de reiterar a construção da marca, aumentando assim a lealdade e a fidelização dos seus públicos-alvo, nomeadamente, junto das camadas mais jovens.

Se um dos enormes desafios das marcas é a construção do brand loyalty e a fidelização da Geração Z, o ciberespaço pode ser uma ótima ferramenta de trabalho! Neste contexto, os exemplos da Coca-Cola, Dolce & Gabbana ou Seul são apenas referências das inúmeras formas como as Marcas estão a saber adaptar-se e a estabelecer novas relações sociais e económicas com os consumidores através do ciberespaço. No caso da iServices estamos atentos e por isso, já temos assegurada a nossa presença na Twitch através da representação virtual das Lojas iServices.

Tal como no mundo real, apenas as abordagens que se revelem criativas e verdadeiramente interativas irão permitir criar relações profícuas entre as Marcas e os seus públicos-alvo. A entrada no metaverso pressupõe não apenas o know-how dos recursos humanos, mas também a capacidade criativa de efetivamente oferecer um valor acrescentado aos seus produtos e ou serviços. De outra forma, estas plataformas poderão constituir um ruído desnecessário junto dos consumidores. Planeamento, reflexão e estratégia são a chave.

 

Este artigo foi publicado na edição de inverno da revista Líder

 

Subscreva a Líder AQUI.

Vânia Guerreiro,
Diretora de Marketing e Comunicação da iServices
ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler artigo

Leading Opinion

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler artigo

Leading Opinion

Dez anos de Maduro

Ler artigo

Demografia e novos desafios estratégicos para as universidades

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading Brands

Fev 03, 2023

Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

Ler Artigo

Leading Brands

Jan 27, 2023

Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

Ler Artigo

Leading Brands

Jan 26, 2023

Como é que o tiktok mexe com as marcas?

Ler Artigo
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency