A JCDecaux instalou o primeiro MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) Digital na Rua Braamcamp, próximo ao Marquês de Pombal. A eletrificação do equipamento insere-se no projeto de transformação de Lisboa para a tornar numa das cidades mais digitais da Europa.
Presente em Portugal desde 1972, a JCDecaux irá efetuar na cidade de Lisboa, e no âmbito de um novo contrato assinado com a autarquia, um avultado investimento com os objetivos de melhorar o espaço público, torná-lo mais harmonioso e fornecer serviços públicos adicionais.
O projeto considera equipamentos amigos do ambiente com 100% do consumo de eletricidade coberto por energia verde, limpeza dos equipamentos de mobiliário urbano com água recolhida da chuva (dos tetos dos equipamentos), e a crescente utilização de veículos de reduzida emissão de carbono.
O contrato para a instalação e exploração publicitária de mobiliário urbano e equipamentos digitais de grande formato em Lisboa abrange a instalação de equipamentos de 2m2 (Abrigos de Passageiros e MUPIs) e de grandes formatos 100% digitais. Inclui ainda um conjunto de serviços de utilidade pública, como novas funcionalidades nos Abrigos (Wi-Fi, tomadas USB, terminais de informação aos passageiros), sanitários de manutenção automática (alguns de acesso adaptado a pessoas com mobilidade reduzida) e uma plataforma de comunicação em tempo real reservada à comunicação institucional do Município de Lisboa.
Os ecrãs digitais de alta-definição de 2m2 a instalar pela JCDecaux em Lisboa, irão exibir informação horária e de temperatura do ar atualizada em tempo real, e disponibilizar às marcas conteúdos dinâmicos que promovem um maior potencial de impacto, envolvimento e eficácia, para alcançar as mais de 970 mil pessoas que vivem ou trabalham na cidade e que representam 9,4% do total da população nacional e 18,8% do poder de compra do país.
Com a ligação deste primeiro MUPI, a JCDecaux Portugal deu mais um passo no processo contínuo de transformação digital da comunicação exterior na cidade de Lisboa. Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar para tornar Lisboa uma cidade mais harmoniosa, tecnológica e sustentável. Aliás, 2023 será o ano do maior investimento do Grupo JCDecaux em Portugal, o que reflete não apenas a ambição da empresa em reforçar a sua posição pioneira e inovadora no mercado nacional da comunicação exterior, como também a sua missão de contribuir para a melhoria do espaço urbano através do desenvolvimento e implementação de soluções únicas, inovadoras e, acima de tudo, sustentáveis. É com grande orgulho que vemos Lisboa, que acolheu a JCDecaux em Portugal há mais de 50 anos, tornar-se hoje numa das cidades mais digitais da Europa
Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal