A Google vai doar 1,5 milhões de euros à Rede Europeia de Normas de Verificação de Factos, que está a criar uma plataforma, chamada Eelections24Check, com o objetivo de reunir e categorizar as informações verificadas sobre as eleições europeias, a acontecer no dia 9 de junho.
O conceito desta base de dados consiste em explicar o que pode ser falso sobre um determinado assunto, de forma a ensinar os leitores a identificar notícias falsas. A Elections24Check é uma coligação de mais de 40 organizações de notícias e de verificação de factos, criada especificamente para o Parlamento Europeu.
Esta decisão vem na sequência da atualização no início deste ano, relacionada com o apoio às «eleições para o Parlamento Europeu, disponibilizando informações de alta qualidade aos eleitores, salvaguardando as plataformas e proporcionando às campanhas as melhores ferramentas de segurança e formação», segundo um comunicado.
Em fevereiro, a Google já se tinha pronunciado sobre o seu compromisso com as eleições europeias, e são agora conhecidas as medidas.
Vai ainda existir um donativo de um milhão de dólares da Google.org para o ThinkYoung, um think tank belga destinado «a financiar hackatons liderados por jovens em toda a Europa e capacitar os jovens eleitores no âmbito do processo democrático».
A Google comprometeu-se ainda a garantir que a sua rede de anúncios, sites e conteúdos não apresentem notícias falsas sobre estes temas. Para isso, lançou uma campanha de prebunking, mensagens que avisam os utilizadores sobre conteúdos falsos ou manipulativos.