• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Fintech cresce três vezes mais rápido do que setor financeiro tradicional

      Proibir telemóveis nas escolas: medida abre debate sobre a educação digital

      Contribuintes endividados perdem benefícios fiscais e as empresas não escapam

      Investir em imóveis sustentáveis: cinco vantagens que já pesam nas decisões dos portugueses

      Desastres climáticos: quando o risco aumenta, como respondem as seguradoras?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não gerimos espaços, co-criamos ecossistemas de inovação», realça Vítor Ferreira

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Fintech cresce três vezes mais rápido do que setor financeiro tradicional

      Proibir telemóveis nas escolas: medida abre debate sobre a educação digital

      Contribuintes endividados perdem benefícios fiscais e as empresas não escapam

      Investir em imóveis sustentáveis: cinco vantagens que já pesam nas decisões dos portugueses

      Desastres climáticos: quando o risco aumenta, como respondem as seguradoras?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não gerimos espaços, co-criamos ecossistemas de inovação», realça Vítor Ferreira

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Marketing Notícias Grupo EDP apresenta uma nova narrativa de marca

Marketing

Grupo EDP apresenta uma nova narrativa de marca

Link copiado

Partilhe este conteúdo

1 Junho, 2021 | 6 minutos de leitura

Changing Tomorrow Now – “A mudar, já hoje, o amanhã” – é a nova assinatura global da EDP, que reflete o compromisso da empresa com a Sustentabilidade do Planeta e com as energias renováveis. Alexandre Farto (Vhils) ou a artista plástica Carolina Piteira e outras figuras do panorama artístico e desportivo vão personificar esta mensagem com projetos além-fronteiras.

A EDP acaba de anunciar um novo posicionamento que dá corpo à missão de liderar a transição energética. Depois de ter apresentado em fevereiro um ambicioso plano estratégico, antecipando em duas décadas a meta de ser 100% verde, o grupo EDP inicia uma nova narrativa de marca sob a assinatura Changing Tomorrow Now – “A mudar, já hoje, o amanhã”, que vai ser utilizada nos países em que está presente e que pretende reforçar o compromisso com a descarbonização do Planeta. Um objetivo que será cumprido através de um investimento acelerado em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis para os clientes e de um apoio contínuo à sociedade.

Com a mensagem “a EDP está a usar a força do vento, do sol e da água para ser 100% verde até 2030, e apoiar aqueles que estão já hoje a mudar o amanhã”, a EDP dá resposta a um Planeta que precisa de uma nova energia. Este posicionamento inclui o compromisso sem precedentes de investir 24 mil milhões de euros na transição energética, nos próximos quatro anos. Changing Tomorrow Now pretende também ampliar o carácter social e inclusivo da EDP, reforçando os compromissos ESG (Environmental, Social, Governance) definidos pela administração da empresa.


“Na EDP, encaramos esta nova década com sentido de missão e de urgência. A necessidade de mudarmos hoje a nossa pegada será determinante para garantir um amanhã mais sustentável, inclusivo e justo. Depois de termos assumido um compromisso sem precedentes com o setor energético e de aprofundarmos a ligação às comunidades em que estamos presentes, é altura de reforçar esta ambição e sentido de dever perante toda a sociedade”, declara Miguel Stilwell d’Andrade, Presidente Executivo da EDP.

A materializar esta estratégia estão, por exemplo, os planos da empresa de abandonar a produção a carvão até 2025 – já o fez em Portugal, com o encerramento da central de Sines, no início do ano – ou o objetivo de produzir eletricidade apenas a partir da água, sol e vento em 2030. São também prioridades o investimento em projetos de ação social, como o acesso a energia por populações desfavorecidas, o apoio à educação e à cultura.

Figuras da arte e do desporto personificam o EDP Changing Tomorrow Now

A EDP aliou-se a figuras que partilham a ambição perante os desafios da década, para desenvolver projetos desportivos, artísticos e de inclusão social, que traduzem a força do vento, do sol, da água e o compromisso com a descarbonização e economia circular:

  • Alexandre Farto, conhecido internacionalmente como Vhils, vai criar uma exposição submarina a partir de peças de centrais da EDP desativadas, que reaproveitará artística e biologicamente. O EDP Art Reef vai permitir criar um novo ecossistema marinho e personifica o objetivo da empresa de ser 100% verde em 2030, bem como a importância da economia circular e da preservação do meio ambiente. O projeto estará concluído em 2022;
  • Francisco Lufinha, kite surfer e recordista mundial, quer continuar a bater recordes com ADN português: na EDP Atlantic Mission, vai tentar ser o mais rápido a atravessar sozinho o Atlântico num kiteboat sustentável, movido apenas por energias renováveis – a força do vento e o poder do sol. Tal como a EDP, que há mais de uma década foi pioneira no desenvolvimento da energia eólica em vários continentes, também o atleta vai partir de Portugal, no final do ano, com destino ao Continente Americano, tentando viajar mais de seis mil quilómetros (mais de três mil milhas náuticas);
  • Para apoiar hoje os que vão mudar o amanhã na água, a EDP está a desenvolver um programa global e intensivo de mentoria a cinco jovens surfistas ibéricos. Com o EDP Surf for Tomorrow, a ambição é proporcionar um treino intensivo em várias geografias ligadas ao surf, para colocar mais atletas nacionais e espanhóis na elite do surf mundial. Desta forma, a empresa aposta nas gerações atuais para alcançar um futuro mais promissor.
  • Para assegurar uma transição energética inclusiva, a EDP quer que a energia do sol possa ser partilhada por todos e aproveitada também pelos mais vulneráveis. Assim, criou as EDP Inclusive Solar Communities, ou Bairros Solares Solidários, instalando painéis solares em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portugal e Espanha, de forma a que possam produzir energia solar e partilhá-la com famílias carenciadas, reduzindo significativamente as suas faturas de energia.
  • Ao longo do próximo ano, Carolina Piteira, será a narradora desta história. A jovem artista plástica portuguesa, que será storyteller do spot publicitário, vai criar uma exposição a espelhar a ambição da EDP de usar a força do vento, do sol e da água para acelerar a transição energética, expondo pela primeira vez na Central Tejo, em Lisboa.

Uma história contada, pela primeira vez, em todos os países

Este posicionamento começa agora a ser revelado com a presença destas figuras numa campanha multimeios, narrada em televisão por Carolina Piteira. Pela primeira vez, o lançamento de uma nova narrativa de marca foi feito de forma simultânea em todos os países onde a EDP opera, reforçando o posicionamento global do grupo, explica a marca em comunicado.

A estratégia será amplificada nos próximos meses, com o acompanhamento destas missões e projetos no site e nas redes sociais da empresa. Farão também parte deste posicionamento novos projetos que o grupo vai iniciar, já que nos próximos anos serão desenvolvidos mais 20GW em energias renováveis, assim como aprofundados o negócio de redes inteligentes e as soluções para clientes.

Para desenvolver este projeto além-fronteiras, a EDP contou com o apoio da White e da Solid Dogma. A produção da campanha esteve a cargo da More Maria, com a realização de Frederico Miranda e direção de fotografia de Jackson Hunt.

Making of da campanha:

 

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Coisas deste Verão

Fintech cresce três vezes mais rápido do que setor financeiro tradicional

Proibir telemóveis nas escolas: medida abre debate sobre a educação digital

Contribuintes endividados perdem benefícios fiscais e as empresas não escapam

Artigos Relacionados

Economia

Set 01, 2025

Fintech cresce três vezes mais rápido do que setor financeiro tradicional

Ler notícia

Sociedade

Set 01, 2025

Proibir telemóveis nas escolas: medida abre debate sobre a educação digital

Ler notícia

Corporate

Set 01, 2025

Contribuintes endividados perdem benefícios fiscais e as empresas não escapam

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Jul 25, 2025

Cinco gadgets indispensáveis na mala de férias

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Jul 17, 2025

«Se nos tiram o sonho, tiram a razão de viver»: novo podcast da Header conta histórias que atravessam gerações

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Jul 16, 2025

Preparar estudantes e docentes para a transição digital

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever