A Pantone acaba de anunciar a cor do ano para 2026, que dá o mote visual para muitas indústrias, desde a moda e design até à decoração. Para o ano que se avizinha, a cor escolhida é a Cloud Dancer, um tom de branco que é definido como «uma cor estrutural fundamental, cuja versatilidade fornece uma base para o espectro de cores, permitindo que todas as cores brilhem.»

A cor tornou-se sinónimo de expressão pessoal e a empresa de padronização explica que este tom traz simultaneamente uma sensação de leveza arejada a todas as aplicações de produtos e ambientes, seja sozinho ou combinado com outros tons. Explicam ainda, via comunicado oficial, que esta cor engloba tons quentes e frios simultaneamente.
«Neste momento de transformação, em que estamos a reimaginar o nosso futuro e o nosso lugar no mundo, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um tom branco discreto que oferece uma promessa de clareza», afirma Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute. «A cacofonia que nos rodeia tornou-se avassaladora, tornando mais difícil ouvir as vozes do nosso eu interior. Uma declaração consciente de simplificação, Cloud Dancer melhora a nossa concentração, proporcionando uma libertação das distrações das influências externas.»

Uma cor que mede o pulso ao mundo
Para a equipa de especialistas do instituto, tudo é filtrado através da lente da cor. Assim, todos os anos desde 1999, procuram destacar o que está a acontecer no mundo e na cultura num determinado momento.
A verdade é que a cor de 2026 já começou a ganhar forma em 2025. Na Met Gala deste ano, as penas marcaram presença em vários looks, destacando-se a impressionante cauda de 5,5 metros do deslumbrante vestido branco de Diana Ross, de acordo o CNN Style. No Festival de Cinema de Veneza, Emma Stone surgiu com um vestido Louis Vuitton cuja bainha imitava o formato de uma bolha, enquanto Rosalía optou por peças leves, minimalistas e totalmente brancas na promoção do seu aclamado álbum Lux, no mês passado.

Mas a cor do ano nunca se faz apenas de um tom, e a palete de 2026 caracteriza-se pelos tons pastel e neutros que combinam com a Cloud Dancer, oferecendo mudanças subtis de tonalidade que são matizadas, agradáveis e discretas. O mote está no prazer subtil, sem exageros ou sobressaturação.
Escolhas anteriores para a Cor do Ano da Pantone incluíram Mocha Mousse, em 2025, um castanho suave, e Peach Fuzz, em 2024, um tom pêssego claro e frutado.
Imagens: Pantone Color Institute





