• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Marketing Notícias O marketing de influencers compensa?

Marketing

O marketing de influencers compensa?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Dezembro, 2022 | 3 minutos de leitura

Em 2022 a indústria de influencers (ou influenciadores) atingiu aos 16,4 mil milhões de dólares. Mas será que investir em influenciadores acaba por compensar as empresas?

A Harvard Business Review, em parceria com uma agência de marketing internacional, juntou mais de 5.800 publicações publicitárias na rede social Weibo na China, que é uma das maiores e mais sofisticadas indústrias de influencer marketing.

O estudo revelou que um aumento, em média, de 1% em influencer marketing levou a um maior engagement (0,46%), sugerindo que esta estratégia de marketing pode, efetivamente, levar a um balanço positivo de retorno de investimento (ROI).

Número de seguidores

Quantos mais seguidores o influencer tem, mais impacto terá a parceria. Um influencer com uma grande rede de seguidores, não só terá um maior alcance, como será visto como mais popular e credível, gerando assim uma maior taxa de engagement, quando comparado com o que as marcas conseguiriam alcançar, ao gastar o mesmo budget em parcerias com influencers menos populares.

No estudo, as publicações de influencers cuja base de seguidores era maior do que a média, conseguiu um retorno de investimento de mais 9,2% do que o normal.

Frequência de publicação

No que toca ao quão frequentemente um influencer publica, a análise identificou que influencers que não publicam regularmente não são vistos como fontes de informação atualizada. Também não têm presença suficiente nos feeds dos seguidores para criar intimidade e confiança.

No entanto, publicar em demasia pode encher os feeds dos seguidores e criar fatiga. Os seguidores podem desinteressar-se das publicações, filtrá-las seletivamente, ou até, sentirem irritação ao vê-las. Como resultado, as marcas que atingiram o maior ROI fizeram parceria com influencers que tinham um nível médio de atividade – cerca de cinco publicações por semana.

O fit seguidores-marca

O alinhamento entre os interesses dos seguidores do influencer e o domínio da marca não devem ser negligenciados. Um fit de seguidores-marca seria alto se uma marca de cuidados de pele trabalhasse com influencers cujos seguidores estivessem interessados em beleza, mas baixo se colaborassem com alguém cujos seguidores se interessassem por automóveis.

A análise revelou que o nível ideal do fit de seguidores-marca ocorre quando cerca de 9% dos seguidores tem interesses que se alinham com a marca patrocinadora. As marcas que faziam parcerias com influencers cujo fit ficava abaixo dos 9% baixavam o ROI em 7,9%.

Originalidade do Influencer

Enquanto alguns partilham muito conteúdo criado por outras pessoas ou marcas, outros publicam em maioria o seu conteúdo original.

Os que que publicam uma maior proporção de conteúdo original tendem a destacar-se, atrair mais atenção, e parecem mais conhecedores e autênticos. Assim, a análise concluiu que marcas que colaboram com estes influencers tipicamente alcançam maiores taxas de engagement. O ROI aumenta em 15,5%.

Positivismo da Publicação

Um dos elementos mais difíceis de uma campanha de marketing é o tom. O objetivo é sempre passar uma mensagem positiva, mas positivismo em demasia pode trazer o efeito oposto – e isto é válido e também um desafio para o influencer.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

ChatGPT: um futuro assustador?

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Artigos Relacionados

Líder Corner

Líder Corner

Fev 03, 2023

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Ler notícia

Tecnologia

Fev 03, 2023

ChatGPT: um futuro assustador?

Ler notícia

Clima

Fev 03, 2023

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Nov 28, 2022

Webinar: vantagens na adesão ao programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 25, 2022

Black Friday com descontos até -70%

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 21, 2022

Qualificação da aprendizagem à distância

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency