Foram anunciados os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, no âmbito do 31º Digital Business Congress, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O objetivo desta competição é reconhecer projetos pioneiros, assim como ideias e estratégias, que transformem as cidades em espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Destacamos alguns vencedores das seguintes categorias:
Saúde e Bem-estar
– HORTEE BY FHLUD – trata-se de um mercado online e uma ferramenta de vendas que permite a agricultores e consumidores fazerem negócios entre si. Promotor: Ivanoel Rodrigues, Karyna Yurchenko e António Luzio.
Igualdade e Inclusão
– CENTRO DE CIDADANIA DIGITAL – os Centros de Cidadania Digital (CCD) são espaços colaborativos, de disponibilização de ferramentas digitais, onde os cidadãos de diversas faixas etárias e origens, afastados das tradicionais respostas sociais e de educação, são convidados a identificar estratégias e soluções inovadoras para problemas do seu dia a dia, da sua comunidade e/ou do mundo. Promove a utilização da tecnologia na criação de projetos sociais, como forma de cumprir a sua missão de inclusão e inovação social e digital. Promotor: AICD – Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação (CDI Portugal).
Mobilidade e Logística
– LETZGO TRAVEL – aplicação one-stop-shop para turistas. Pela primeira vez, os turistas conseguem encontrar, numa app, tours self-drive com áudio guia, bilhetes skip-the-line para as principais atrações e ainda a possibilidade de adquirirem pacotes de dados de internet com a tecnologia e-sim. Promotor: Djalmo Gomes.
Colaboração Intergeracional
– PLATAFORMA DIGITAL dNovo – projeto promovido pela Associação dNovo, que tem como missão oferecer uma resposta integrada para o problema do desemprego sénior qualificado, posicionando-se como um agente de transformação do mercado de trabalho e contribuindo para o equilíbrio intergeracional e sustentabilidade da economia. Promotor: Associação dNovo.
Relacionamento com o Cidadão e Participação
– O NOSSO CHÃO – ferramenta digital que promove a participação cidadã de crianças e jovens, a partir de uma proposta motivadora de melhoria do cuidado dos espaços partilhados e das relações interpessoais dentro das comunidades. No formato de um jogo, implementado em escolas e outras instituições, possibilita aos jovens experimentarem e vivenciarem processos participativos de auscultação, diagnóstico e melhorias do espaço físico e social dos territórios em que estudam e habitam. Promotor: Rés do Chão e SPOT Games.
Economia Circular e Descarbonização
– 100 ALDEIAS – projeto de inovação e empreendedorismo social, com foco nos territórios de baixa densidade de Portugal. Tem o propósito de combater a pobreza energética em comunidades rurais, através do acesso a eletricidade limpa, de origem solar, produzida localmente e mais barata, sem necessidade de investimento dos participantes. Estimula a participação ativa dos cidadãos na aceleração da descarbonização e da transição energética de forma justa, democrática e coesa. Promotor: Cleanwatts.