• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      A superstição do futuro: o que 2026 exige de uma liderança sem medo

      Estas são as tendências que marcaram o marketing B2B em 2025

      EVNets: a inteligência artificial que aprende a ser como o cérebro humano

      Setor de bens de consumo desacelera e apresenta elevados níveis de risco de crédito

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      A superstição do futuro: o que 2026 exige de uma liderança sem medo

      Estas são as tendências que marcaram o marketing B2B em 2025

      EVNets: a inteligência artificial que aprende a ser como o cérebro humano

      Setor de bens de consumo desacelera e apresenta elevados níveis de risco de crédito

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Healthy Workplaces Literacia em Saúde: O El Corte Inglés está a promover hábitos saudáveis nos colaboradores

Healthy Workplaces

Literacia em Saúde: O El Corte Inglés está a promover hábitos saudáveis nos colaboradores

Link copiado

Partilhe este conteúdo

27 Maio, 2021 | 7 minutos de leitura

No âmbito do projeto Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS) para avaliar as condições de saúde e estilos de vida dos profissionais e de que forma as organizações são ecossistemas promotores da saúde e bem-estar, o contributo de Alda Bernardes, Especialista na área de Educação & Desenvolvimento do El Corte Inglés, é o terceiro caso divulgado na nova rubrica da Líder: Healthy Workplaces.


Todas as semanas, uma organização, das mais de 40 que integram o projeto, partilha reflexões e práticas de ambientes de trabalho saudáveis em diferentes setores e atividades.

O estilo de vida saudável é fundamental para a saúde e bem-estar dos profissionais e da organização como um todo. Para ocorrer mudança de comportamento é importante estarem reunidas condições promotoras da mudança, ao nível do conhecimento e competência, motivação e oportunidade. A literacia em saúde é um forte recurso promotor de comportamentos e atitudes associadas à promoção de saúde e prevenção da doença. Esta semana contamos com a partilha e experiência do El Corte Inglés em Portugal apresentado por Alda Bernardes sobre a forma como as organizações na relação com os profissionais podem desenvolver atividades promotoras de conhecimento e mudança.

“Consciente de que a saúde física e o bem-estar emocional são fatores fundamentais para a qualidade de vida de uma pessoa, a empresa tem procurado desenvolver um conjunto de ações que visam reforçar o sentimento de pertença, manter a proximidade com os colaboradores, promovendo, ao mesmo tempo, a consciencialização e mudança de atitudes individuais e familiares preventivas no campo da saúde.

Se para se ter saúde é necessário estar bem física, mental e socialmente, e sabendo que pessoas em isolamento social ou com baixo nível de literacia enfrentam mais dificuldades em cuidar de si,  salienta-se a importância de um plano de Literacia em Saúde capaz de promover ao mesmo tempo a proximidade e os afetos na relação com os colaboradores, dentro e fora da organização.

De acordo com a Direção Geral da Saúde (2018) no seu Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, a Literacia em Saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de modo a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida.

Apoiados nestes princípios, temos procurado providenciar, na empresa, a melhoria dos níveis de literacia em saúde dos colaboradores, fomentando o espírito crítico face às suas decisões de saúde, através de ações e medidas que visam promover a ativação de atitudes positivas e comportamentos saudáveis.

Tendo em conta a situação pandémica e o confinamento a que todos estivemos sujeitos, e sabendo que para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações na sociedade em geral, com a família e com os colegas, procurámos, desde logo, promover o convívio social, o companheirismo, o relacionamento e amizade, proporcionando momentos de diversão alegria, sem esquecer a necessidade de promover a boa forma física.

Das ações e mecanismos levados a efeito, destacam-se o ciclo de workshops “saúde e bem estar”, a semana da saúde física e bem estar emocional, o lançamento de um concurso de escrita criativa, e um conjunto de ações realizadas ao serão, como as tertúlias sobre viagens, os quizzes de cultura geral, e a criação com as dinâmicas de um clube de leitura. No portal corporativo, foram igualmente lançados desafios à participação em concursos e passatempos muitas vezes extensivos aos filhos. Eram publicados textos e informações de interesse geral, apresentadas tendências, e partilhados testemunhos inspiradores. Lançámos o movimento “ECIemcasa” e com  o hashtag #ECIemcasa, as nossas pessoas foram incentivadas a comparticipar o que faziam durante o confinamento, partilhando receitas, exercício físico, remodelações, etc.

A valorização dos interesses pessoais, conhecimentos e capacidades das nossas pessoas utilizando todo o seu potencial e cultivando a sua responsabilidade enquanto cidadãos ao serviço da comunidade de colaboradores, tem sido promovida a vários níveis. A criação de oportunidades para que pessoas com diferentes funções na empresa assumam o controlo em atividades e tarefas que tradicionalmente são da responsabilidade das áreas e dos especialistas de Educação e Formação, tem sido um desafio extraordinário. Potenciar o desenvolvimento das suas competências ao assumirem a liderança ou a moderação das sessões, a sua participação ativa desde a conceção das iniciativas, à sua organização e dinamização fazendo com que se destaquem e notabilizem, tem-se revelado frutuosa para o bem-estar individual e na melhoria das crenças de autoeficácia de muitos dos colaboradores participantes.

Por outro lado, o programa wellcome back (para apoio no retorno ao trabalho de colaboradores sujeitos a ausências prolongadas que adquirem incapacidade na sequência de doenças e acidentes), e a criação de uma comissão de acompanhamento com o propósito de apoiar na priorização de ações, nomeadamente, a condução de um estudo sobre os efeitos do teletrabalho e a adaptação dos modelos de organização do trabalho na empresa, são outras medidas que cabe aqui salientar.

Os ciclos de workshops “tod@s juntos para sermos melhores pessoas e melhores profissionais” em  continuidade na empresa, dedicados à saúde e bem estar, visam sensibilizar para a tomada de consciência e mudança de atitudes no sentido de criar um impacto positivo na vida de cada colaborador, e incluem temas que vão da literacia desportiva à gestão e controlo das emoções, procurando proporcionar alegria, atitudes positivas, e experiências agradáveis.

Na escolha dos temas temos procurado fazer coincidir as sessões com as datas comemorativas assinaladas com conteúdos da saúde geral e familiar, da saúde da mulher, das doenças do sono, da saúde psicológica, da hipertensão, da nutrição, e de estímulo à atividade física e da promoção do bem-estar geral.

Associando-se à celebração do dia Mundial da Atividade Física, do Dia Mundial da Saúde, e também do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, durante o mês de abril, foram realizados diversos workshops numa semana inteiramente dedicada às questões da “saúde física e bem-estar emocional”. Para tal, a empresa contou com especialistas nestas matérias como  médicos e outros profissionais de saúde, autores em gestão de emoções, coaching vocal e performance profissional e como não poderia deixar de ser, com ginásios e personal trainers.

Estas ações têm um importante nível de alcance e abrangência, chegando aos colaboradores através quer da App e do portal corporativo, quer do email com conta nominal que todos possuem, o que nos permite estar conectados e em permanente comunicação e interação.

Deixamos, pois, o exemplo desta empresa que aqui se assume como agente da promoção da literacia em saúde ao fortalecer ações de saúde na comunidade, ao mesmo tempo que favorece a autonomia e emancipação dos seus colaboradores, procurando contribuir para um mundo mais sustentável e para vidas mais felizes e saudáveis.”

Por Alda Bernardes I Doutorada em Educação na área de Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Lisboa I Educação & Desenvolvimento no El Corte Inglés Portugal

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Revitalizar a filantropia de proximidade: Contribuir lado a lado para o futuro de todos

Ler artigo

O tesouro que vive nas nossas gavetas

Ler artigo

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Healthy Workplaces

Jul 29, 2021

Ambientes de trabalho saudáveis: conheça os casos da CERCITOP e da DOMUS

Ler notícia

Healthy Workplaces

Jul 22, 2021

“Locais de trabalho saudáveis”, em casa ou na empresa?

Ler notícia

Healthy Workplaces

Jul 12, 2021

António Cunha Pereira (Ecoinside): «O segredo não é novidade, está no respeito pelas pessoas»

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.