• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Artigos Leading Brands Em matéria de sustentabilidade, não é “se”, é “como”

Leading Brands

Em matéria de sustentabilidade, não é “se”, é “como”

Link copiado

Partilhe este conteúdo

21 Novembro, 2022 | 3 minutos de leitura

Mais do que nunca, somos confrontados com a urgência de repensar hábitos e comportamentos, sob pena dos nos virmos a deparar, muito em breve, com um cenário de total insustentabilidade. Problemáticas como o aquecimento global, o desperdício alimentar e a poluição dos ecossistemas por plásticos deixaram de poder ser encaradas como algo a endereçar, eventualmente, no futuro.

 

Sabemos, hoje, que o momento para atuar é agora e é crucial que todos nos envolvamos e tenhamos cada vez mais consciência do papel que podemos e devemos desempenhar.

 

As organizações começam a despertar para estas questões e a tê-las presentes na forma como desenvolvem os seus modelos de negócio. Num contexto social cada vez mais exigente, com clientes e consumidores mais atentos e orientados para estes temas, as empresas repensam os seus produtos e serviços para apresentarem respostas mais adequadas e alinhadas com estes valores. São, felizmente, cada vez mais os exemplos de marcas já estabelecidas que procuram estender o ciclo de vida dos seus produtos, como é o caso da Nespresso, com as sapatilhas feitas de borra de café reciclada, produzidas em Portugal, ao mesmo tempo que surgem novos negócios com preocupações e missões de grande relevância, como é o caso das aplicações de combate ao desperdício alimentar ou do comércio de produtos em segunda mão, promovendo formas de economia circular.

Mas não é apenas a forma como compram e consomem que está sob o escrutínio crescente das pessoas – cada vez mais, os profissionais procuram e selecionam oportunidades com base nos valores de sustentabilidade das empresas, assumindo a importância de integrarem organizações que promovam boas práticas, dentro e fora de portas, e liderem pelo exemplo. Esta realidade apresenta-se como mais um desafio para os empregadores, num momento já extremamente competitivo, mas, mais do que isso, como uma oportunidade para se destacarem e influenciarem pela positiva.

Os bons exemplos constroem-se com trabalho, sustentados em valores honestos e transparentes e traduzidos em estratégias e objetivos bem claros. As organizações que consigam compreender isto e integrar a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais do negócio criam valor não só para si, mas também para os seus colaboradores e restantes stakeholders. Já as organizações que se mantenham dormentes, simplesmente a assistir, correm o risco de vir a concluir, num futuro próximo, que já não existe sustentabilidade financeira e operacional sem sustentabilidade social e ambiental.

 

Este artigo foi publicado na edição de outono da revista Líder

Subscreva a Líder AQUI.

Eduardo Marques Lopes,
Diretor de Marketing e Comunicação da Multipessoal e Fundador do Clan

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Artigos

Jul 15, 2025

ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

Ler Artigo

Leading Brands

Jan 17, 2025

Marcas e comunicação em contramão

Ler Artigo

Leading Brands

Jul 03, 2024

A Era da Humanização: Qual é o peso da transparência e da verdade das marcas?

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.