• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Perspetivas 2026: o mercado global de obrigações está a mudar e exige uma gestão ativa

      As mulheres chegam ao comando e o país sobe no ranking europeu

      Portugal em modo defesa: poder de compra cai mais do que no resto do mundo

      Progressão profissional das mulheres aumenta graças a rede de apoio e promoção de carreiras

      Jose Cabrera é o novo Chief Financial Officer (CFO) da makro Portugal

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Perspetivas 2026: o mercado global de obrigações está a mudar e exige uma gestão ativa

      As mulheres chegam ao comando e o país sobe no ranking europeu

      Portugal em modo defesa: poder de compra cai mais do que no resto do mundo

      Progressão profissional das mulheres aumenta graças a rede de apoio e promoção de carreiras

      Jose Cabrera é o novo Chief Financial Officer (CFO) da makro Portugal

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email. Subscrever
Home Artigos Leading People Que responsabilidade devem ter as empresas para com a sociedade?

Leading People

Que responsabilidade devem ter as empresas para com a sociedade?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

14 Dezembro, 2023 | 5 minutos de leitura

Gerar valor, progresso e bem-estar. Na atualidade, é importante que as empresas trabalhem diariamente para assegurar que, a par do seu crescimento económico, também as suas atividades tenham um impacto positivo em todas as comunidades que envolvem. Empresas com uma base sólida de valores cooperativos, dos quais sobressai o compromisso com as economias locais, meio ambiente, comunidades e colaboradores.

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser definida como a forma de uma organização assumir a responsabilidade pelo impacto das suas decisões e atividades nos meios onde se insere, de acordo com a Comissão Europeia. Esta noção de responsabilidade abrange os direitos humanos, direitos dos trabalhadores, meio ambiente, suborno/ corrupção, interesses do consumidor, questões de divulgação, ciência e tecnologia, concorrência e tributação.

Estima-se que 90% das empresas do índice S&P 500 tenham publicado um relatório de RSE em 2019, em comparação com apenas 20% em 2011. Estas questões têm sido cada vez mais debatidas, mas apenas recentemente se tem ultrapassado o patamar das sugestões e guias, rumo a uma legislação mais robusta.

Atualmente, a União Europeia (UE) é o único órgão que regulamenta estas questões de responsabilidade social nas empresas, com base no Pilar Europeu de Direitos Sociais, estabelecido pela Comissão Europeia em 2017. A preocupação em legislar comportamentos socialmente responsáveis intensificou-se em 2022, quando a Comissão criou uma Diretiva que estabelece um dever de diligência para as empresas.

Os elementos essenciais desta Diretiva são a identificação, cessação, prevenção, mitigação e responsabilização de impactos negativos nos direitos humanos e no ambiente de operação das organizações. As regras de sustentabilidade corporativa vão ser aplicadas através dos seguintes parâmetros:

Supervisão administrativa: Cada Estado-membro designará uma autoridade para supervisionar e impor sanções eficazes, proporcionais e dissuasivas, incluindo multas e ordens de cumprimento. A nível europeu, a Comissão irá criar uma Rede Europeia de Autoridades de Supervisão que reunirá representantes dos organismos nacionais para garantir uma abordagem coordenada.

Responsabilidade civil: Os Estados- -membros devem assegurar que as vítimas sejam indemnizadas pelos danos resultantes do incumprimento das obrigações previstas na Diretiva.

 

Qual o verdadeiro peso deste compromisso? 

Além da supervisão e regras, pretende-se que os dirigentes das empresas tenham em conta todas estas áreas de atuação a priori, na tomada de decisões, imprimindo esta sensibilização no ADN das organizações.

A importância dos valores da responsabilidade social também se traduz junto do público, com 77% dos consumidores a afirmar que tem preferência por entidades comprometidas a tornar o Mundo num lugar melhor, segundo dados da Impact. As organizações conquistam assim mais confiança, lealdade e boa reputação.

A adoção do documento da União Europeia proporcionou uma maior proteção dos direitos humanos, incluindo os direitos laborais de quem trabalha para essas organizações. As empresas garantem assim um ambiente corporativo justo e sustentável, potenciando a confiança de todos os stakeholders.

As questões inerentes à Diversidade & Inclusão no ambiente empresarial incluem-se nesta equação e têm sido uma bandeira hasteada por cada vez mais empresas. Ainda assim, segundo o estudo Diversity at Work do ManpowerGroup, em 2022, apenas 44% dos trabalhadores LGBTQIA+ sentiam abertura para revelar a sua orientação sexual no seu local de trabalho, e 14% dos profissionais portugueses afirmavam já ter visto na sua empresa comportamentos não inclusivos.

Os dados mostram que há ainda um longo caminho a percorrer nesta matéria. A Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) gere a Carta Portuguesa para a Diversidade, em linha com os esforços da União Europeia nesta matéria, pretende fomentar o cumprimento destas questões, criando organizações mais inclusivas, diversas e competitivas. A assinatura desta Carta determina um compromisso por parte das empresas aderentes, permitindo o acesso a ferramentas, informações e intercâmbio entre organizações. Não existe ainda, no entanto, uma entidade regulamentar dedicada a estas questões. Ao colocar a responsabilidade social no topo da hierarquia de valores corporativos, cria-se uma maior consciencialização para estas questões entre todos os colaboradores. Quantas mais empresas abordarem estas questões, mais rápido se propaga a sua importância e necessidade, rumo a um mundo corporativo mais justo, diverso e inclusivo.

Uma coisa é certa: está na hora de se poder ser genuíno(a) nas organizações. Independentemente da orientação sexual, identidade e expressão de género, caraterísticas sexuais, religião, idade, raça, etnia, nacionalidade ou grau de deficiência.

 

Este artigo foi publicado na edição de outono da revista Líder. Subscreva a Líder aqui.

Leonor Wicke,
Jornalista e Coordenadora Editorial

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading People

Out 27, 2025

O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

Ler Artigo

Artigos

Ago 22, 2025

A energia que nos torna humanos

Ler Artigo

Artigos

Jul 10, 2025

Liderar com a pele toda

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.