• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Leading Opinion Opiniões A diversidade e seus diferentes tons

Opiniões

A diversidade e seus diferentes tons

Link copiado

Partilhe este conteúdo

12 Julho, 2023 | 3 minutos de leitura

A diversidade, há muito ingressada na agenda política, tem vindo a assumir papel significativo nas narrativas da gestão das organizações. Sublinho narrativas, porque as práticas nem sempre alinham com o discurso. Frequentemente, o objetivo é mais reputacional do que substantivo. Algumas organizações entram na onda, mas as práticas não são condizentes com a narrativa. Outras cavalgam, para fins publicitários, a causa da moda – despendendo tantos ou mais recursos a propagandear o apoio à causa do que a suportar a causa propriamente dita. Há, felizmente, extraordinários exemplos, e é em sua defesa que, paradoxalmente, teço cinco comentários críticos ao tema.

1. Algumas dimensões da diversidade são mais populares do que outras. Em muitos setores, a diversidade de género, a de orientação sexual e a racial são alvo de maior atenção do que a diversidade etária, de origem socioeconómica, ou de formação académica. Todavia, num mundo que respeita verdadeiramente a diferença, os pobres não são excluídos, os velhos (e os novos) não são discriminados, e as organizações não são preconceituosas perante candidatos provindos das humanidades ou das artes

2. A gestão das empresas seria bastante mais sensata e socialmente mais responsável se fosse mais recetiva aos pobres. As lideranças desenvolveriam mais gratidão e reivindicariam menos “privilégios” se interagissem, quotidianamente, e aprendessem com franjas desprotegidas da sociedade. Tomariam decisões socialmente mais responsáveis se acolhessem, além das tecnicalidades gestionárias, o conhecimento trazido pela antropologia, pela filosofia, pela história, ou pela ciência política – entre outras áreas do conhecimento.

3. A linguagem da inclusão encobre, frequentemente, o gérmen da exclusão. Ataca-se e exclui-se quem pronuncia “velhos” em vez de “seniores”, “cegos” em vez de “invisuais”, “candidatos” em vez de “pessoas candidatas” (como se “pessoa” não fosse nome feminino). Por vezes, os que apregoam o respeito pela diferença discriminam quem não concorda com a “sua verdade”. À boleia das narrativas da diversidade, pasteuriza-se a linguagem – e desrespeita-se, objetivamente, a diversidade.

4. A diversidade nas organizações é uma fonte potencial de criatividade. Permite encarar problemas complexos a partir de perspetivas diferenciadas. Ajuda, pois, a tomar melhores decisões. Mas requer a companhia da segurança psicológica. A diversidade é oca se o clima organizacional tolher a sua expressão. Quando as lideranças matam o mensageiro da má notícia, rejeitam quem delas discorda, e forçam o consenso, a diversidade é apenas formal. Esta diversidade gera belos “retratos de família”, mas pode esconder grandes dramas.

5. Acima de tudo: a diversidade tem valia intrínseca, independentemente do valor instrumental. Todos, na nossa diferença, nascemos com direito à dignidade – pelo que todos nascemos, também, com um dever imanente: respeitar a dignidade do outro. O exercício deste dever é, todavia, complexo e difícil, e ninguém está autorizado a atirar a primeira pedra. É uma longa caminhada que todos precisamos de fazer, dentro e fora das organizações.

Este artigo foi publicado na edição de verão da revista Líder. Subscreva a Líder aqui.

Arménio Rego,
LEAD.Lab, Católica Porto Business School

ver mais artigos deste autor
Arménio Rego https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Armenio-Rego-1-600x400-1-600x400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Dez 03, 2025

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler notícia

Opiniões

Dez 02, 2025

Novembro

Ler notícia

Opiniões

Nov 28, 2025

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.