• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Como estão os drones a resolver o problema das vacinas?

      Catarina Teófilo e Bruno Gouvêa são os novos Diretores de RH do Sitel Group

      Os três modelos que vão ditar o futuro do trabalho

      Prémios para Mulheres na Ciência

      Refugiados da guerra: por quanto mais tempo aguentará a Polónia?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Os mandamentos dos CEOs de sucesso

      Cinco passos para atrair e reter o melhor talento nas organizações

      As perguntas certas a fazer na hora de mudar de emprego

      Qual o segredo para o trabalho híbrido?

      A formação reforça a autoestima do trabalhador

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Como se estão a desenhar os escritórios do futuro?

      Como ultrapassar uma crise inédita num continente singular

      “Todas as pessoas em idade ativa, e não só, podem e devem recorrer à formação”

      “Entre um feliz e um infeliz estamos a falar de mais 50% de produtividade”, os princípios de uma boa gestão com foco nos resultados e na felicidade

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      O Estado Novo de Salazar

      Ucrânia

      Economias de Bem Viver

      The School of Life

      A História do Universo

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Como estão os drones a resolver o problema das vacinas?

      Catarina Teófilo e Bruno Gouvêa são os novos Diretores de RH do Sitel Group

      Os três modelos que vão ditar o futuro do trabalho

      Prémios para Mulheres na Ciência

      Refugiados da guerra: por quanto mais tempo aguentará a Polónia?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Os mandamentos dos CEOs de sucesso

      Cinco passos para atrair e reter o melhor talento nas organizações

      As perguntas certas a fazer na hora de mudar de emprego

      Qual o segredo para o trabalho híbrido?

      A formação reforça a autoestima do trabalhador

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Como se estão a desenhar os escritórios do futuro?

      Como ultrapassar uma crise inédita num continente singular

      “Todas as pessoas em idade ativa, e não só, podem e devem recorrer à formação”

      “Entre um feliz e um infeliz estamos a falar de mais 50% de produtividade”, os princípios de uma boa gestão com foco nos resultados e na felicidade

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      O Estado Novo de Salazar

      Ucrânia

      Economias de Bem Viver

      The School of Life

      A História do Universo

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas Leading Brands Como ultrapassar uma crise inédita num continente singular

Leading Brands

Como ultrapassar uma crise inédita num continente singular

Link copiado

Partilhe este conteúdo

21 Julho, 2022 | 6 minutos de leitura

Pedro Froes é CEO da grOW, uma agência de Publicidade sediada em Maputo, Moçambique. A experiência de uma Pandemia, em que o fim do negócio parecia estar à vista, revelou ainda a surpresa da capacidade de reação e adaptação dos negócios e das pessoas. Fazer acontecer, não desistir e a comunicação acima de tudo são as ferramentas para enfrentar uma crise num continente onde, definitivamente, tudo parece diferente.

Durante o período de confinamento, em 2020, entrevistámos 50 líderes/gestores de topo, das mais variadas áreas de negócios, visando encontrar padrões de comportamento suscitados pela pandemia. A questão subjacente foi: quais as respostas das empresas à COVID-19?

A entrevista é parte do projeto editorial “Como 50 CEO reagiram à pandemia?”.

 

O que ouviste, quando e como?

Soubemos ao mesmo tempo que o mundo, a informação chega a todo o lado da mesma forma. Mas África não tinha casos diagnosticados e não teve durante algum tempo. E, enquanto não havia, as reações iam sendo lentas.  Mas quando surgiram casos em Moçambique, a reação foi de pânico. Ter a “sorte” de estar neste último continente, na teoria, a ser afetado, permitiu-nos absorver a experiência do mundo antes de começar a acontecer cá.

Que preparação tinham? Improvisações?

Antes de ser decretado o Estado de Emergência, começamos a preparar a situação, com a redução faseada da equipa, testando e indo para casa aos poucos. Aqui, o maior problema da propagação são os transportes públicos e por isso fazíamos uma ronda para levar e trazer as pessoas a casa. Depois fecharam as fronteiras com a África do Sul e o Estado de Emergência instalou-se. Nessa altura, já só estávamos quatro pessoas a trabalhar na Agência. O trabalho remoto é difícil pela logística e a capacidade da internet, mas começamos a testar antes e agora está tudo mais operacional. Também com os clientes preparamos tudo com antecedência, tendo feito contatos individuais. Antes de sermos empresários, somos gestores, e antes mesmo somos pessoas e pré dispusemo-nos a trabalhar como equipa dentro do negócio dos nossos clientes. Tivemos muitas reuniões de planeamento e produção para se reinventarem os seus próprios negócios.

A vossa assinatura/lema? Ajudou?

24/7. Temos a sorte de sermos três sócios e três cabeças a pensar no negócio, com uma equipa sempre a acompanhar. O 24/7 é de facto uma cultura de disponibilidade dentro da agência. Por outro lado, somos 360º porque, aqui, o acompanhamento geral, de A a Z, é fundamental.

Primeiras reações e sentimentos?

A primeira reação: “Ai! O mundo não vai aguentar e nós não vamos aguentar”. A segunda reação: “Não desistir!” Se há alguma coisa que podemos continuar a fazer, vamos fazê-la. Depois passámos para a “despreocupação total”. Nós sabemos fazer isto, estamos dentro de um problema, continuamos a combatê-lo. Se cairmos, a “responsabilidade”, com umas grandes aspas, não é nossa. Vamos até onde pudermos ir, que é onde estamos agora. Houve redução do negócio, principalmente na media, mas não parámos, e agora está a retomar. Por exemplo, neste momento, as campanhas e comunicação para a Covid-19 duplicaram o ritmo de trabalho junto de alguns clientes.

Decisões em real time?

Quando soubemos que o Estado de Emergência vinha aí, ainda estavam onze pessoas na agência. Então, antes disso, foi parar, respirar e dizer: é hoje! Tudo o que tinha sido um treino passou a ser realidade, diferente da europeia, porque é Moçambique e isso exige outra logística. E agora? E a internet, a eletricidade, as reuniões? Respostas aos Clientes? Estratégia? Como vai acontecer? Não houve muito tempo para pensar, era fazer, com a comunicação no topo do que tinha de ser feito.  Para que houvesse entendimento, comunicar era mais importante do que o próprio trabalho. Outra reação foi tomar a iniciativa de entender a dor do cliente e reduzir, nós, antes do cliente, a carga dos nosso fees, principalmente naqueles que sabíamos que poderiam sofrer mais. Já tínhamos calculado, vamos faturar menos, mas vamos avançar assim.

Preocupações estratégicas a curto e médio prazo? 

No curto prazo ouvir o cliente. Ouvir, ouvir, ouvir. O que são as dores e como vamos passar a comunicar. No médio, reajustar, falar e continuar a ouvir diariamente os clientes. Dessas conversas, em alguns casos, onde o negócio parou, planeamos e virámos as suas campanhas, vendas, processos e atendimento para o online.
A longo prazo é, novamente, ouvir os clientes. O mercado está em evolução. Temos de ouvir o cliente e o consumidor. Temos de ouvir e sentir o mercado.

Como é que isto vai reequilibrar a hard part e a soft part?

Na componente do negócio, somos muitos contidos e não demos, até hoje, passos maiores do que as pernas. O custo base da agência, o hardware, não vai sofrer grande coisa. As rendas vão ter de baixar, claro. Renegociámos o possível com fornecedores e baixamos os nossos salários, só os dos sócios. Conseguimos assim equilibrar com a redução do fees. Para mim, na componente humana da agência, é muito importante estarmos no escritório, as pessoas saberem que estamos lá, olhos nos olhos a sentir o que se passa. O benefício que retiramos, é saber que, hoje, se alguém tiver um problema, já sabemos que pode se trabalhar em casa.

Descoberta mais surpreendente?

Não estávamos à espera de conseguir reagir e já saíram campanhas, filmes, media, ou seja, pelos vistos, as coisas continuam a fluir. Essa foi a grande surpresa. E depois a reação dos nossos clientes às nossas reuniões para reinventar os negócios. Os clientes continuam a considerar isto sob um ponto de vista positivo e isso é também uma surpresa para nós. Estávamos à espera de tudo isto acabar, mas não.

O que aprendeste. A grande lição?
Acalmei. Percebe-se que o sentido do imediatismo e da urgência desacelera. Se planearmos, o “plano B” passa a fazer parte integrante. Estando em casa há mais coisas para fazer e o resto não se atrasa por causa disso. Ao fim de uns dias já está tudo a fluir e é normal o filho entrar no quarto/escritório. Um aspeto muito positivo é não ser preciso estar o tempo inteiro online, de cabeça, neste caso, mas de sentimento. É preciso reagir ao que é preciso fazer.

O que passas ao teu filho?

Não pensei nisso. Vou dizer-lhe que houve uma altura em que ele desesperou (e eu também) e se revelou uma criança muito ativa, por culpa de um coronavírus, que lhe tirou a estabilidade, as rotinas. A ele e ao mundo todo!

 O Covid 19 numa palavra?

Assim de caras, não a posso dizer aqui. Mas se ponderar: Learning.

Obrigado

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

Porque entre o teletrabalho e o presencial, as pessoas escolhem a felicidade?

Ler artigo

Ensino Superior on-demand?

Ler artigo

Leading Opinion

E se hoje falássemos de bibliotecas?

Ler artigo

A transformação sustentável não se faz sem o digital

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading Brands

Jun 17, 2022

Marketing do Futuro: de humano para humano

Ler Entrevista

Leading Brands

Jan 06, 2022

Quinze anos White: De uma folha em branco a uma visão estratégica e sempre criativa

Ler Entrevista

Leading Brands

Jan 04, 2022

Humanizar as Marcas: As Emoções são tudo!

Ler Entrevista
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2022. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency