Grupo EDP apresenta uma nova narrativa de marca

Changing Tomorrow Now – “A mudar, já hoje, o amanhã”é a nova assinatura global da EDP, que reflete o compromisso da empresa com a Sustentabilidade do Planeta e com as energias renováveis. Alexandre Farto (Vhils) ou a artista plástica Carolina Piteira e outras figuras do panorama artístico e desportivo vão personificar esta mensagem com projetos além-fronteiras.

A EDP acaba de anunciar um novo posicionamento que dá corpo à missão de liderar a transição energética. Depois de ter apresentado em fevereiro um ambicioso plano estratégico, antecipando em duas décadas a meta de ser 100% verde, o grupo EDP inicia uma nova narrativa de marca sob a assinatura Changing Tomorrow Now – “A mudar, já hoje, o amanhã”, que vai ser utilizada nos países em que está presente e que pretende reforçar o compromisso com a descarbonização do Planeta. Um objetivo que será cumprido através de um investimento acelerado em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis para os clientes e de um apoio contínuo à sociedade.

Com a mensagem “a EDP está a usar a força do vento, do sol e da água para ser 100% verde até 2030, e apoiar aqueles que estão já hoje a mudar o amanhã”, a EDP dá resposta a um Planeta que precisa de uma nova energia. Este posicionamento inclui o compromisso sem precedentes de investir 24 mil milhões de euros na transição energética, nos próximos quatro anos. Changing Tomorrow Now pretende também ampliar o carácter social e inclusivo da EDP, reforçando os compromissos ESG (Environmental, Social, Governance) definidos pela administração da empresa.


“Na EDP, encaramos esta nova década com sentido de missão e de urgência. A necessidade de mudarmos hoje a nossa pegada será determinante para garantir um amanhã mais sustentável, inclusivo e justo. Depois de termos assumido um compromisso sem precedentes com o setor energético e de aprofundarmos a ligação às comunidades em que estamos presentes, é altura de reforçar esta ambição e sentido de dever perante toda a sociedade”, declara Miguel Stilwell d’Andrade, Presidente Executivo da EDP.

A materializar esta estratégia estão, por exemplo, os planos da empresa de abandonar a produção a carvão até 2025 – já o fez em Portugal, com o encerramento da central de Sines, no início do ano – ou o objetivo de produzir eletricidade apenas a partir da água, sol e vento em 2030. São também prioridades o investimento em projetos de ação social, como o acesso a energia por populações desfavorecidas, o apoio à educação e à cultura.

Figuras da arte e do desporto personificam o EDP Changing Tomorrow Now

A EDP aliou-se a figuras que partilham a ambição perante os desafios da década, para desenvolver projetos desportivos, artísticos e de inclusão social, que traduzem a força do vento, do sol, da água e o compromisso com a descarbonização e economia circular:

  • Alexandre Farto, conhecido internacionalmente como Vhils, vai criar uma exposição submarina a partir de peças de centrais da EDP desativadas, que reaproveitará artística e biologicamente. O EDP Art Reef vai permitir criar um novo ecossistema marinho e personifica o objetivo da empresa de ser 100% verde em 2030, bem como a importância da economia circular e da preservação do meio ambiente. O projeto estará concluído em 2022;
  • Francisco Lufinha, kite surfer e recordista mundial, quer continuar a bater recordes com ADN português: na EDP Atlantic Mission, vai tentar ser o mais rápido a atravessar sozinho o Atlântico num kiteboat sustentável, movido apenas por energias renováveis – a força do vento e o poder do sol. Tal como a EDP, que há mais de uma década foi pioneira no desenvolvimento da energia eólica em vários continentes, também o atleta vai partir de Portugal, no final do ano, com destino ao Continente Americano, tentando viajar mais de seis mil quilómetros (mais de três mil milhas náuticas);
  • Para apoiar hoje os que vão mudar o amanhã na água, a EDP está a desenvolver um programa global e intensivo de mentoria a cinco jovens surfistas ibéricos. Com o EDP Surf for Tomorrow, a ambição é proporcionar um treino intensivo em várias geografias ligadas ao surf, para colocar mais atletas nacionais e espanhóis na elite do surf mundial. Desta forma, a empresa aposta nas gerações atuais para alcançar um futuro mais promissor.
  • Para assegurar uma transição energética inclusiva, a EDP quer que a energia do sol possa ser partilhada por todos e aproveitada também pelos mais vulneráveis. Assim, criou as EDP Inclusive Solar Communities, ou Bairros Solares Solidários, instalando painéis solares em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portugal e Espanha, de forma a que possam produzir energia solar e partilhá-la com famílias carenciadas, reduzindo significativamente as suas faturas de energia.
  • Ao longo do próximo ano, Carolina Piteira, será a narradora desta história. A jovem artista plástica portuguesa, que será storyteller do spot publicitário, vai criar uma exposição a espelhar a ambição da EDP de usar a força do vento, do sol e da água para acelerar a transição energética, expondo pela primeira vez na Central Tejo, em Lisboa.

Uma história contada, pela primeira vez, em todos os países

Este posicionamento começa agora a ser revelado com a presença destas figuras numa campanha multimeios, narrada em televisão por Carolina Piteira. Pela primeira vez, o lançamento de uma nova narrativa de marca foi feito de forma simultânea em todos os países onde a EDP opera, reforçando o posicionamento global do grupo, explica a marca em comunicado.

A estratégia será amplificada nos próximos meses, com o acompanhamento destas missões e projetos no site e nas redes sociais da empresa. Farão também parte deste posicionamento novos projetos que o grupo vai iniciar, já que nos próximos anos serão desenvolvidos mais 20GW em energias renováveis, assim como aprofundados o negócio de redes inteligentes e as soluções para clientes.

Para desenvolver este projeto além-fronteiras, a EDP contou com o apoio da White e da Solid Dogma. A produção da campanha esteve a cargo da More Maria, com a realização de Frederico Miranda e direção de fotografia de Jackson Hunt.

Making of da campanha:

 

 

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