No âmbito do projeto Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS) para avaliar as condições de saúde e estilos de vida dos profissionais e de que forma as organizações são ecossistemas promotores da saúde e bem-estar, o contributo de Alda Bernardes, Especialista na área de Educação & Desenvolvimento do El Corte Inglés, é o terceiro caso divulgado na nova rubrica da Líder: Healthy Workplaces.

Todas as semanas, uma organização, das mais de 40 que integram o projeto, partilha reflexões e práticas de ambientes de trabalho saudáveis em diferentes setores e atividades.
O estilo de vida saudável é fundamental para a saúde e bem-estar dos profissionais e da organização como um todo. Para ocorrer mudança de comportamento é importante estarem reunidas condições promotoras da mudança, ao nível do conhecimento e competência, motivação e oportunidade. A literacia em saúde é um forte recurso promotor de comportamentos e atitudes associadas à promoção de saúde e prevenção da doença. Esta semana contamos com a partilha e experiência do El Corte Inglés em Portugal apresentado por Alda Bernardes sobre a forma como as organizações na relação com os profissionais podem desenvolver atividades promotoras de conhecimento e mudança.
“Consciente de que a saúde física e o bem-estar emocional são fatores fundamentais para a qualidade de vida de uma pessoa, a empresa tem procurado desenvolver um conjunto de ações que visam reforçar o sentimento de pertença, manter a proximidade com os colaboradores, promovendo, ao mesmo tempo, a consciencialização e mudança de atitudes individuais e familiares preventivas no campo da saúde.
Se para se ter saúde é necessário estar bem física, mental e socialmente, e sabendo que pessoas em isolamento social ou com baixo nível de literacia enfrentam mais dificuldades em cuidar de si, salienta-se a importância de um plano de Literacia em Saúde capaz de promover ao mesmo tempo a proximidade e os afetos na relação com os colaboradores, dentro e fora da organização.
De acordo com a Direção Geral da Saúde (2018) no seu Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, a Literacia em Saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de modo a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida.
Apoiados nestes princípios, temos procurado providenciar, na empresa, a melhoria dos níveis de literacia em saúde dos colaboradores, fomentando o espírito crítico face às suas decisões de saúde, através de ações e medidas que visam promover a ativação de atitudes positivas e comportamentos saudáveis.
Tendo em conta a situação pandémica e o confinamento a que todos estivemos sujeitos, e sabendo que para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações na sociedade em geral, com a família e com os colegas, procurámos, desde logo, promover o convívio social, o companheirismo, o relacionamento e amizade, proporcionando momentos de diversão alegria, sem esquecer a necessidade de promover a boa forma física.
Das ações e mecanismos levados a efeito, destacam-se o ciclo de workshops “saúde e bem estar”, a semana da saúde física e bem estar emocional, o lançamento de um concurso de escrita criativa, e um conjunto de ações realizadas ao serão, como as tertúlias sobre viagens, os quizzes de cultura geral, e a criação com as dinâmicas de um clube de leitura. No portal corporativo, foram igualmente lançados desafios à participação em concursos e passatempos muitas vezes extensivos aos filhos. Eram publicados textos e informações de interesse geral, apresentadas tendências, e partilhados testemunhos inspiradores. Lançámos o movimento “ECIemcasa” e com o hashtag #ECIemcasa, as nossas pessoas foram incentivadas a comparticipar o que faziam durante o confinamento, partilhando receitas, exercício físico, remodelações, etc.

A valorização dos interesses pessoais, conhecimentos e capacidades das nossas pessoas utilizando todo o seu potencial e cultivando a sua responsabilidade enquanto cidadãos ao serviço da comunidade de colaboradores, tem sido promovida a vários níveis. A criação de oportunidades para que pessoas com diferentes funções na empresa assumam o controlo em atividades e tarefas que tradicionalmente são da responsabilidade das áreas e dos especialistas de Educação e Formação, tem sido um desafio extraordinário. Potenciar o desenvolvimento das suas competências ao assumirem a liderança ou a moderação das sessões, a sua participação ativa desde a conceção das iniciativas, à sua organização e dinamização fazendo com que se destaquem e notabilizem, tem-se revelado frutuosa para o bem-estar individual e na melhoria das crenças de autoeficácia de muitos dos colaboradores participantes.
Por outro lado, o programa wellcome back (para apoio no retorno ao trabalho de colaboradores sujeitos a ausências prolongadas que adquirem incapacidade na sequência de doenças e acidentes), e a criação de uma comissão de acompanhamento com o propósito de apoiar na priorização de ações, nomeadamente, a condução de um estudo sobre os efeitos do teletrabalho e a adaptação dos modelos de organização do trabalho na empresa, são outras medidas que cabe aqui salientar.
Os ciclos de workshops “tod@s juntos para sermos melhores pessoas e melhores profissionais” em continuidade na empresa, dedicados à saúde e bem estar, visam sensibilizar para a tomada de consciência e mudança de atitudes no sentido de criar um impacto positivo na vida de cada colaborador, e incluem temas que vão da literacia desportiva à gestão e controlo das emoções, procurando proporcionar alegria, atitudes positivas, e experiências agradáveis.
Na escolha dos temas temos procurado fazer coincidir as sessões com as datas comemorativas assinaladas com conteúdos da saúde geral e familiar, da saúde da mulher, das doenças do sono, da saúde psicológica, da hipertensão, da nutrição, e de estímulo à atividade física e da promoção do bem-estar geral.
Associando-se à celebração do dia Mundial da Atividade Física, do Dia Mundial da Saúde, e também do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, durante o mês de abril, foram realizados diversos workshops numa semana inteiramente dedicada às questões da “saúde física e bem-estar emocional”. Para tal, a empresa contou com especialistas nestas matérias como médicos e outros profissionais de saúde, autores em gestão de emoções, coaching vocal e performance profissional e como não poderia deixar de ser, com ginásios e personal trainers.
Estas ações têm um importante nível de alcance e abrangência, chegando aos colaboradores através quer da App e do portal corporativo, quer do email com conta nominal que todos possuem, o que nos permite estar conectados e em permanente comunicação e interação.
Deixamos, pois, o exemplo desta empresa que aqui se assume como agente da promoção da literacia em saúde ao fortalecer ações de saúde na comunidade, ao mesmo tempo que favorece a autonomia e emancipação dos seus colaboradores, procurando contribuir para um mundo mais sustentável e para vidas mais felizes e saudáveis.”
Por Alda Bernardes I Doutorada em Educação na área de Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Lisboa I Educação & Desenvolvimento no El Corte Inglés Portugal


