The Queer Spot, uma plataforma que facilita o acesso a eventos e espaços seguros para a comunidade LGBTI+, foi reconhecida pelo WSA Portugal 2024 como vencedora na categoria Inclusion & Empowerment.
Desde outubro de 2024 que a aplicação integra a Startup Lisboa e vai ter presença garantida na Web Summit deste ano.
Criada por Roger Junior, designer e programador Brasileiro a viver em Portugal, a plataforma nasceu da sua experiência pessoal, ao lidar com a falta de organização e visibilidade dos eventos para a comunidade LGBTI+. «Ao chegar a Portugal, senti que havia uma grande falta de informação acessível sobre os eventos itinerantes e os espaços seguros para a nossa comunidade. Muitas vezes, quem chega de fora enfrenta uma discriminação dissimulada, que dificulta a integração em organizações locais e nas relações offline», afirma Roger Junior, num comunicado.
A The Queer Spot não só mapeia os principais espaços e eventos seguros para a comunidade, como também promove o empoderamento económico da comunidade LGBTI+. Como parte do seu compromisso social, a equipa tem desenvolvido websites para eventos Pride e Marchas do Orgulho, incluindo o Porto Pride e a Marcha LGBTI+ de Leiria. A startup já mapeou mais de 1500 eventos em Portugal e propõe-se a expandir para os 10.000 eventos até ao próximo ano.
Queremos transformar o mundo num lugar mais inclusivo e seguro, dando à comunidade LGBTI+ o poder de descobrir e participar em eventos e espaços que celebram quem somos. Esta plataforma foi criada pela comunidade, para a comunidade.
Roger Junior, Co-fundador, designer e programador da The Queer Spot
Conheça a plataforma aqui.