As Competências do século 21 são sem dúvida um tema da atualidade. Assim sendo, dedicarei este artigo à análise das competências que, considero essenciais e de que forma as mesmas podem ser classificadas num contexto formação e aprendizagem digital.
Mas antes de começar, levanto uma questão: Estarão as competências do século XXI a tornar-se cada vez mais importantes no que respeita à formação contínua?
Existem quatro competências principais, conhecidas por 4Cs que são: Criatividade, Pensamento Crítico, Comunicação e Colaboração. Estas são as competências que considero relevantes no contexto da aprendizagem e de formação contínua, e, por isso, vamos começar por elas.
Criatividade
Um trunfo essencial e que não pode ser substituída por robôs.
Pensamento crítico
Esta competência é, ao dia de hoje, especialmente importante, uma vez que é cada vez mais difícil filtrar o que realmente importa tendo em conta a quantidade diária de informação com que somos impactados e assim sermos capazes de questionar criticamente e formar uma opinião.
Capacidade de comunicação
Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso e pode ir desde a escuta ativa até ao colocar de perguntas específicas, o negociar, o conduzir conversas, e até resolver conflitos. É a base para todas as formas de cooperação bem-sucedidas.
Colaboração
O mundo de hoje é, em grande medida, um mundo assente no trabalho em equipa. Por isso, a compreensão da dinâmica de grupo, do desenvolvimento de equipas tornou-se numa competência central, logo o ser capaz de trabalhar bem com os outros é uma competência indispensável
Reposicionamos agora estes 4 Cs no contexto da formação e da aprendizagem. Como dotar os formandos de competências e prepará-los para enfrentar os desafios do futuro? O sucesso da formação já não se traduz apenas na reprodução de conhecimentos relacionados com conteúdos, mas sim na elaboração de conclusões a partir deste conhecimento e na aplicação dos mesmos a novas situações.
O que aprendemos, o modo como nos ensinam, mudou. E são dois factos que, sem quaisquer dúvidas, têm impacto em todas as áreas em que a formação e a aprendizagem ocorrem.
Os 4 Cs como guia para a formação e a aprendizagem
Os 4 Cs mostram-nos, então, o que é a formação contínua aos dias de hoje, ou seja, o foco, agora, está nas formas de pensar, que incluem abordagens criativas e críticas para a resolução de problemas e tomadas de decisão – Criatividade & Pensamento Crítico. É também uma forma de trabalho, onde se inclui a Comunicação e Colaboração e as ferramentas necessárias para fazê-lo. A capacidade de reconhecer e explorar o potencial das novas tecnologias ou mesmo de evitar os riscos que acarretam são exemplos disso. E, por último, mas não menos importante, o contexto formativo diz, sobretudo, respeito à capacidade de viver ativamente e estar envolvido num mundo complexo. Os formandos determinam o que querem aprender e como querem aprender, e é isso que define o papel da pedagogia. Estes devem ser capacitados de competências que lhes permitam aprender de forma independente, para partilharem e interligarem os seus conhecimentos, o que requer abertura de espírito, estabelecer ligações entre ideias que, anteriormente, não pareciam relacionadas e aprender conhecimentos de outras áreas. É, por isso, necessário que a formação e a aprendizagem estejam interligadas para se ter sucesso no mundo profissional. O processo e a transferência de conhecimento, orientada para a solução, são necessários neste contexto, sendo necessário os formadores e os formandos estabelecer entre si uma relação que permita a cooperação e o intercâmbio.
O mundo (da aprendizagem) está a mudar
Estamos, atualmente, a testemunhar, assim, a transição de um mundo onde o conhecimento é acumulado, mas não utilizado e que, portanto, rapidamente perde valor para um mundo onde o conhecimento é estimulado e enriquecido através do poder da comunicação e da colaboração constante. Assim, é importante ser capaz de filtrar, avaliar e interpretar o conteúdo relevante entre a quantidade de informação com que somos atualmente inundados. “Qual é a fonte desta informação?”, “Esta fonte é de confiança?”.
Os que se adaptarem rapidamente e estiverem abertos à mudança serão bem-sucedidos. O problema pedagógico reside em ajudar a assumir este desafio e ajudar à adaptação e aprendizagem neste mundo em rápida mudança. A capacidade de lidar com esta complexidade tem de ser desenvolvida para prosperar, por isso, é importante que, atualmente, os formadores e os formandos saibam lidar com as Competências do século 21, porque estas são de grande relevância.
E concluo com uma pergunta: Concretamente, o que é importante para si no que diz respeito à formação e à aprendizagem?