• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leading Brands Marcas e comunicação em contramão

Leading Brands

Marcas e comunicação em contramão

Link copiado

Partilhe este conteúdo

17 Janeiro, 2025 | 3 minutos de leitura

Na era do marketing convencional e num mercado saturado de tendências efémeras destacam-se marcas que optam por caminhos alternativos para construir identidades únicas e autênticas. As marcas não têm de se juntar a todas as modas. Estar atento é importante, mas saber quais as tendências que mais significado têm para os consumidores é ainda mais crucial. (Sld, 2023).

Há marcas que conseguiram mudar o curso, seguir novos movimentos e tendências de comunicação e com isso marcar a atualidade e, até, a História. As marcas que disseram não ou que recusaram seguir padrões. As marcas em contramão.

Este fenómeno caracteriza-se por desafiar o estabelecido, rejeitar fórmulas de publicidade e apostar em autenticidade, exclusividade e relevância. Características comuns dessas marcas incluem  storytelling envolvente, forte identidade visual, comunicação transparente e foco na experiência do cliente. Cultivam lealdade e reconhecimento através da consistência e inovação, sem depender de estratégias de massa. Conquistam o respeito e admiração dos consumidores, que valorizam a originalidade e o propósito. O sucesso não se mede pela popularidade geral, mas pelo impacto profundo junto de quem as escolhe.

Edson Athayde, CEO e Diretor Criativo da FCB Lisboa, partilha com a Líder três exemplos notáveis de marcas que prosperaram em contra mão.

 

Apple 1984 Campaign

O espírito Apple começa aqui. Mais do que um spot publicitário a passar no Superbowl, a recriação do livro 1984, de George Orwell, produzida pela Apple, serviu de farol para um novo mundo, para um futuro ainda distante em que cada um teria um computador no bolso, uma estação de televisão para chamar sua e emitir os vídeos, imagens e histórias que quisesse. Recusada quando apresentada, a ideia acabou por ganhar a luz do dia e tornou-se icónica e mítica.

 

Nike Just do It Campaign

Antes da Nike o desporto era só para os desportistas. Foi a Nike que desafiou o mundo a saltar do sofá e ir para as ruas. Qualquer um tornou-se um atleta potencial, se não um medalhista, ao menos, um ser humano mais saudável e exigir mais do próprio corpo. Hoje tudo isso parece óbvio, não era há 40 anos.

 

Itaú – Campanha 100 anos

Ao completar 100 anos o banco Itaú muda tudo para continuar o mesmo. Altera logomarca, o slogan (que passa a ser “feito de futuro”), convida Madonna para cocriar um filme publicitário e para fazer um concerto ao ar livre em Copacabana. Uma bela demonstração de força de uma marca centenária, mas jovem nas ideias.

 

Este artigo foi publicado na edição nº 28 da revista Líder, sob o tema Silêncio. Subscreva a Revista Líder aqui.

Rita Rugeroni Saldanha,
Diretora de Conteúdos

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Team Coaching: a resposta para liderar em tempos de disrupção e complexidade

Ler artigo

Gestão da mudança para uma implementação de IA bem-sucedida

Ler artigo

A resiliência não se treina em Excel: o que sustenta as organizações quando tudo muda  

Ler artigo

Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Artigos

Jul 15, 2025

ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

Ler Artigo

Leading Brands

Jul 03, 2024

A Era da Humanização: Qual é o peso da transparência e da verdade das marcas?

Ler Artigo

Opiniões

Jun 17, 2024

A IA desnudará a Comunicação da sua alma genuína?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever