António Gameiro Marques é Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança em Portugal e orador na Leadership Summit Cabo Verde, a Cimeira de Liderança a ter lugar na Assembleia Nacional (Cidade da Praia), no próximo dia 23 de março, sob o tema “Nova Liderança Digital”. O Contra-almirante abre o segundo Slot do programa “Assegurar – Liderança Cibersegura”, com a talk “O papel […]
António Gameiro Marques é Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança em Portugal e orador na Leadership Summit Cabo Verde, a Cimeira de Liderança a ter lugar na Assembleia Nacional (Cidade da Praia), no próximo dia 23 de março, sob o tema “Nova Liderança Digital”.
O Contra-almirante abre o segundo Slot do programa “Assegurar – Liderança Cibersegura”, com a talk “O papel das lideranças no incremento da maturidade de cibersegurança nas organizações”. A relação entre segurança e tecnologia nunca foi tão estratégica para as empresas, organizações nacionais e internacionais, para os Estados, para as cidades. Estarão os líderes verdadeiramente preparados?
Conheça um pouco melhor o perfil de António Gameiro Marques a partir destas três perguntas.
Qual a importância do desenvolvimento da liderança em Cabo Verde e quais considera serem os desafios fundamentais?
No âmbito da cibersegurança, os maiores desafios que se colocam às lideranças são a capacitação da sociedade na área da cibersegurança, através do incremento estruturado da literacia digital dos diversos atores da sociedade, com foco na promoção da confiança como fator primordial na promoção do desenvolvimento económico sustentado através da sua dimensão digital.
O que podemos esperar da sua participação na Leadership Summit Cabo Verde?
Irei dar relevância aos aspetos fundamentais que, na minha opinião, os líderes, sejam eles públicos ou privados, se deverão focar, para trazer os assuntos de cibersegurança para o nível estratégico da entidade, e assim incrementar de forma significativa a maturidade digital e de cibersegurança das organizações.
Que palavras quer deixar aos líderes cabo-verdianos?
Como ação prioritária, recomendaria que, para incrementarem a maturidade das vossas organizações no domínio da cibersegurança, se deverão concentrar na capacitação estruturada e coletiva das organizações, através de uma cooperação pró-ativa entre os diversos atores da sociedade e de uma liderança responsável, focando-se no fator humano pois ele é o mais desafiante neste processo e aquele através do qual, na maioria dos casos, os incidentes de cibersegurança se materializam.
A Leadership Summit Cabo Verde é uma iniciativa da Tema Central e da The Office, agência cabo-verdiana de Public Affairs.
Veja o programa completo aqui.
Programa dos side events podem ser encontrados neste link.
Adquira o seu bilhete para a Leadership Summit Cabo Verde na bilheteira online Ticketline.
Para além do apoio institucional do Governo de Cabo Verde, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do TechPark Cabo Verde e da Cabo Verde TradeInvest, o evento conta com o apoio da Garantia, Unitel T+, PwC, VisionWare, na qualidade de Platinum Sponsors; da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Super Bock Group, ForecastIT e ASA, na qualidade de Gold Sponsors; Pão Quente, na qualidade de Silver Sponsor; e da Minimal, Cavibel, Banco Comercial do Atlântico, Sumol+Compal, All4Innovation, BTOC, Nosi, Rangel, BI4ALL e Redshift, na qualidade de Bronze Sponsors. A Televisão de Cabo Verde, a Rádio da Cabo Verde, a RTP África, a Bantumen, o Expresso das Ilhas, a rádio Morabeza e a revista Líder são os parceiros de media da cimeira, e os hotéis Pestana Trópico e Oásis Atlântico dão apoio à produção.
A partir do dia 31 de março, assista às várias intervenções na Líder TV (www.lidertv.pt) MEO #165 ou NOS #560.


