• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia Daniela Braga: “A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento”

Tecnologia

Daniela Braga: “A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento”

Link copiado

Partilhe este conteúdo

6 Março, 2023 | 5 minutos de leitura

Considerada uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), especializada em human-computer interaction, Daniela Braga é fundadora e CEO da Defined.ai, uma das startups de referência nesta área. No encontro “Meet the Global Thought Leaders”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a conselheira do Presidente Joe Biden partilhou as principais tendências da IA.

“A Inteligência Artificial vai de longos invernos para verões muito rápidos. Houve um grande salto no ano 2010 com o cloud computing e o aparecimento da Siri, e agora, em 2022, após um longo inverno, surge uma democratização do awareness”, refere.

Tal awareness vem, na sua opinião, a partir do momento em que Elon Musk investe mil milhões de dólares na Open AI e a Microsoft 10 mil milhões. “O chatGPT está no boca do mundo, o que é bom”, diz.

“Há uma desmistificação do AI em que as pessoas finalmente percebem que há uma utilidade. A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento, e o conhecimento é um dos direitos democráticos mais importantes”

Cinco tendências de IA 

Ascensão do Natural Language Processing (NLP) e das interfaces de voz 

Daniela Braga destaca a continuidade do crescimento das interfaces de voz aplicadas a múltiplos fins (IA conversacional), referindo o projeto cofinanciado pelo governo português, no âmbito do PRR, no qual a Defined.ai é líder do consórcio.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, é cara e há poucos sistemas no mercado, estando com este projeto a “torná-la modelar e smart data driven”, em que o objetivo “não é criar large language models, o que traz a questão da sustentabilidade”.

Relembrou a notícia do engenheiro da Google despedido por dizer que a tecnologia de IA, LaMDA, estava a tornar-se senciente. Daniela Braga é perentória, “é claro que não é senciente”. A questão está na quantidade de acesso a dados, que leva a “muita confusão nas previsões” (predictions), e, por isso, “smart e small é mais preciso para domínios específicos”, esclarece.

Reforça também a investigação feita em torno do NLP que comprova a ajuda em áreas como experiência de cliente, sumarização, tradução automática, chat bots referindo ainda as vozes sintéticas cada vez mais realistas.  “Está-se a ver uma maturidade muito maior nas tecnologias, de uma forma que é quase indistinguível dos humanos”, diz.

Conteúdos baseado em IA

Com cada vez mais conteúdo gerados por IA, “temos de ter espirito crítico para perceber de onde vem a informação e questionar a fonte”. A questão da “explainability” da IA relaciona-se não só com a credibilidade e veracidade da fonte, como também tem a ver com o seu consentimento.

Para a Defined.ai, que se afirma como uma empresa “ethical AI born”, esta área é especialmente relevante. A fonte e o consentimento dos dados é uma das grandes questões da atualidade, refere, chamando a atenção para a ascensão dos dados sintéticos, que levam à necessidade de validação das fontes.

Consolidação de mercado 

Atualmente, a IA só tem dois polos de investimento no mundo: EUA e China. Apesar do ano 2022 ter tido menos investimento, “o que se está a ver é uma consolidação de geografias”, para além de “uma guerra de geografias e de talento entre EUA e China”.  “Ao nível da indústria vê-se mais fusões e aquisições de empresas mais pequenas, e uma maior consolidação nas big five tech. Poucas empresas em AI têm feito ofertas publicas ou spacs (special purpose acquisition). As empresas são compradas antes de chegar a esse ponto, o que , na minha opinião, é preocupante pois não estimula a inovação”, reitera.

Ética e IA 

“Se por um lado há muita conversa sobre ética, na realidade nada está a acontecer”, alerta. Na sua perspectiva, há cada vez mais parceiros com nenhumas considerações éticas, e as grandes empresas tecnológicas estão a comprar grandes quantidades de dados, sem passar pelas validações e consentimentos.

E ainda… o Tik Tok

Daniela Braga deixa uma chamada de atenção para a relação entre IA e social media, nomeadamente no Tik Tok. Ao contrário de outras plataformas de redes sociais, que pertencem ao comité “Trust & Safety”, no Tik Tok não existe a moderação de conteúdos, o que traz graves questões de segurança no que respeita à utilização por parte dos menores.

A IA pode ser a solução para monitorizar e garantir a segurança, mas tal comportamento tem de acontecer do lado do consumidor. “Tem de haver mais poder e awareness do lado do cidadão, não vamos esperar que o Tik Tok, ou outra rede social, resolvam o problema”, refere.

 Por Rita Rugeroni Saldanha 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

A nossa sociedade pós-alfabetizada

«O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

Artigos Relacionados

Tecnologia

Jul 14, 2025

Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

Ler notícia

Tecnologia

Jul 08, 2025

Identificar talento digital através de IA: plataforma portuguesa é premiada

Ler notícia

Tecnologia

Jul 03, 2025

Conheça a plataforma portuguesa que vai trazer empatia digital para negócios

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever