• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Ensino Superior on-demand?

Opiniões

Ensino Superior on-demand?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Agosto, 2022 | 4 minutos de leitura

Quem trabalha no ensino superior tem vindo a verificar uma já não subtil evolução nas expetativas dos estudantes relativas à frequência de uma formação superior.

Se nos anos 80, 90 e 2000 o ingresso no ensino superior fazia-se para “ter um canudo” que assegurasse um bom e estável emprego e, em consequência, promovesse uma ascensão social, no mundo pós-Covid 19, dominado pela tecnologia e redes sociais, procura-se muito mais que isso.

Obviamente que a garantia de emprego, uma vez obtido o diploma, continua a estar no centro das motivações, bem como o potencial de remuneração mais elevada. Mas, acima disso, os estudantes atuais querem saber se vão ter o devido retorno do seu investimento, não só financeiro, mas também de tempo e vida. Estando cientes dos custos com a sua formação superior, assustados pelas várias recessões económicas a que têm assistido nos últimos anos, e face à constante flutuação do mercado de trabalho, avaliam o retorno do investimento educacional no momento da tomada de decisão quanto à instituição académica que pretendem frequentar.

Desde o modo como as aulas são conduzidas, aos serviços de suporte oferecidos, soluções de tecnologia e canais de comunicação em vigor, mas também ao envolvimento em comunidades, contacto com diferentes culturas dos quatro cantos do planeta, os alunos esperam muito mais da sua experiência no ensino superior. E é em função da experiência oferecida que decidem se esta vale o seu tempo e investimento.

Habituados a assistir ao relacionamento das marcas com os respetivos consumidores nas redes sociais, assumem-se como consumidores, neste caso, do ensino superior, verdadeiros clientes focados na proposta de valor que as instituições têm para lhes oferecer – e da qual esperam mais do que apenas aulas, bons professores e um diploma. Querem uma experiência personalizada que os faça sentir valorizados. Pretendem ter acesso a serviços de apoio que os ajudem na transição para as próximas fases das suas vidas. Visam pertencer a uma comunidade, alargar a sua rede de network e desfrutar disso, em simultâneo. E querem-no de uma forma permanente, imediata, on demand e a qualquer momento, com o suporte de soluções tecnológicas digitais, tal como estão habituados a outros níveis na sua vida.

Na era dos pedidos e entregas, marcada por plataformas digitais tão fáceis de aceder, os alunos esperam que suas interações no campus sejam perfeitas, não complicadas e imediatas. Não querem ter de se deslocar apenas para concluir tarefas simples. Quando precisam de algum tipo de assistência, a sua expetativa é que a mesma seja rápida, simples e eficaz.

Para atender a estas exigências em evolução, as instituições de ensino superior precisam de considerar que os alunos se veem como consumidores, tal como referido acima, e colocar essa perspetiva no centro de toda a experiência proporcionada. Cursos, diplomas e certificações devem ser desenhados numa abordagem mais abrangente, com atenção aos estudantes e às suas necessidades num mundo em exponencial transformação. E, nesse sentido, as instituições precisam de garantir que o aluno é apoiado em 360 graus.

Mais do que transmitir conhecimento, o qual está à distância de um click, há uma necessidade de inovação radical das instituições de ensino superior, com o objetivo de proporcionar uma experiência inesquecível, um profundo amor pela aprendizagem ao longo da vida e conhecimentos e habilidades transportáveis, de forma a preparar para a nova era que se adivinha. Neste âmbito, é também imperioso reinventar os espaços físicos académicos, os quais têm que deixar de ser uma coleção de prédios, para se tornarem em verdadeiros laboratórios vivos, onde os alunos sintam ter espaço para pensar e, ao seu ritmo e interesse, “inventem” os seus empregos e contribuam para a mudança.

Tânia Carraquico,
Vice-Presidente do ISEC Lisboa
ver mais artigos deste autor
Tânia Carraquico
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

No Edge da Web 3.0, do Blockchain ao Metaverso

Ler artigo

Human Capital Management: o futuro na gestão das pessoas

Ler artigo

Leading Opinion

Senhas, esquemas, burocracias

Ler artigo

Web 3.0: O desafio

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Fev 02, 2023

No Edge da Web 3.0, do Blockchain ao Metaverso

Ler notícia

Opiniões

Jan 31, 2023

Human Capital Management: o futuro na gestão das pessoas

Ler notícia

Opiniões

Jan 30, 2023

Senhas, esquemas, burocracias

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency