• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Web 3.0: O desafio

Opiniões

Web 3.0: O desafio

Link copiado

Partilhe este conteúdo

26 Janeiro, 2023 | 4 minutos de leitura

No início Web 1.0

Para quem já utiliza a internet há bastante tempo, percebe que a sua experiência de navegação melhorou e evoluiu tecnologicamente ao logo dos anos, o caminho da evolução divide-se em três fases principais: web 1.0, web 2.0 e web 3.0. No caso da Web 3.0, podemos encontrar os seus conceitos principais em contextos como Blockchains, Criptomoedas, Smart Contracts e Inteligência Artificial. O desenvolvimento tecnológico e a sua procura permitiram desenvolver serviços descentralizados e suportados em semântica de forma a melhorar a segurança, a privacidade e a experiência do utilizador, ou seja, tem como objetivo proporcionar um melhor controlo.

Não nos podemos esquecer, que a Web iniciou-se em 1989, com o considerado pai da World Wide Web, Tim Berners-Lee, cientista inglês, que trabalhava no CERN. Na altura os conteúdos eram estáticos, não existindo interatividade. No entanto Tim conseguiu prever a web 3.0, a que chamou web semântica, ou seja, uma realidade em que os computadores reconhecem o sentido dos conteúdos e trabalham em cooperação.

Tim Berners-Lee, pictured at CERN (Imagem: CERN)

Na altura não havia interfaces gráficos, e, portanto, não existiam imagens, áudio ou vídeo.

A primeira página Web foi publicada em 6 de agosto de 1991 com informação sobre o projeto World Wide Web. Descrevia como criar páginas e explicava como utilizar o hipertexto. Era executada num computador NeXT, no European Organization for Nuclear Research, conhecido como CERN que tinha um papel colado a com a seguinte frase:

This machine is a server. DO NOT POWER IT DOWN!!

Link para a primeira página http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html

A seguir surgiram os navegadores web que adicionaram tecnologia, estamos a falar do Netscape, Mosaic e Internet Explorer.

Nota: Algumas tecnologias eram incompatíveis, por isso só funcionavam num Navegador específico e deu-se a disseminação do correio eletrónico.

A primeira fase da World Wide Web, foi entre 1991 e 2000. Na altura o correio eletrónico facilitou a comunicação pessoal e profissional, no entanto não existia interação, a informação era estática, experimentava-se a escrita de notícias, uma tímida promoção de alguns negócios, não existia nenhum sistema de monetização de tráfego ou cliques. Havia sim, um fascínio de criar e publicar informação que só se encontravam acessíveis nas revistas, jornais ou livros.

Uma década depois surge a Web 2.0

Uma década após o lançamento da Web 1.0 temos a Web 2.0 com Java Script e PHP em 1995, Java em 1996. Estes avanços permitiram transitar de uma Web estática para uma Web dinâmica e interativa, não só obter informação, mas também registar informação nos sítios. Alguns dos serviços que surgiram na altura, ainda hoje os utilizamos como o Google, a Amazon, o Twitter, o WordPress, o Blogger, o YouTube. Outros perderam protagonismo ou desapareceram como o Altavista, Yahoo!, Netscape, Napster, Kazaa e Emule. A banda larga ajudou bastante à democratização e transição na fase Web 2.0. No meio destas linhas, ainda me lembro do mIRC e da rede PTnet, do portal TerraàVista que chegou a estar “em baixo” durante uma semana e que também se chamou TerraVista, das BBS’s, dos modens analógicos e dos períodos que pagávamos para além da internet, enfim outros tempos. Como indicado, surgem os blogs, as transmissões de vídeo, as redes sociais, o comércio eletrónico, os smartphones, uma evolução ou revolução na relação com a web, de fonte de pesquisa para ponto de encontro, encurtando distâncias entre pessoas e entre empresas. É na Web 2.0 que o Google se consolida como principal motor de pesquisas, nasce o Facebook, Twitter, Signal, WhatsApp, Telegram, Instagram, Tiktok e as plataformas Uber, Bolt, Globo, AirBnB, etc.

(Continua)

 

João Paulino,
Especialista em cibersegurança e Ethical Hacker
ver mais artigos deste autor
João Paulino https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/joao-paulino-400x400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler artigo

Leading Opinion

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler artigo

Leading Opinion

Dez anos de Maduro

Ler artigo

Demografia e novos desafios estratégicos para as universidades

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Mar 24, 2023

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler notícia

Opiniões

Mar 22, 2023

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler notícia

Opiniões

Mar 20, 2023

Dez anos de Maduro

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency